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Brafer é destaque na fabricação e montagem de pontes e viadutos ABCEM, 09/06/2020

Desde 1977, um ano após iniciar suas atividades, a Brafer já começava a fabricar suas primeiras estruturas.Inicialmente, eram realizadas pequenas obras, como coberturas e pavilhões industriais. Em seguida, vieram os grandes trabalhos, como a ponte sobre o Rio Piriqui, com vão livre de 60 metros e 200 toneladas de peso, fabricada e montada pela empresa em 1979. 

Em 1980, a Brafer mudou-se para sede própria instalada em Araucária (PR) em uma área de 96 mil m2, e, vem fornecendo as melhores soluções em projeto, fabricação, galvanização, pintura e montagem de estruturas metálicas. E, cada vez mais a empresa vem se destacando em obras como pontes e viadutos.

 

 

 

 

 

 

 

 

O viaduto do Caju, no Rio de Janeiro, foi executado em 2019, em peça única. Utilizou 270 toneladas de aço, sendo pré-montado na via lateral e içado numa única noite.

 

 

 

 

 

 

 

 

Montado, em 2017, com o processo de balanços sucessivos, sem apoios intermediários, sobre várias linhas férreas em operação. Com vão livre central de 80 metros, a obra em caixão curvo, utilizou aproximadamente 900 toneladas de aço.Localizada na Transolímpica, para acesso dos BRT´s ao terminal de Deodoro, no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

  • Viadutos Ferreira Costa, Alphavile e Stella Maris, em caixão curvo e estrutura mista com tabuleiro em concreto, em Salvador (BA).
  • O Viaduto Kennedy faz parte do sistema viário de São Bernardo do Campo (SP). Executado em 2018.

 

 

 

 

 

 

 

Alargamento, em 2019, do Viaduto de Acari (Transbrasil), no Rio de Janeiro. Com vão de 42 metros foi executado com 205 toneladas de aço COR-350.

Este é o primeiro de dois viadutos na ampliação da Rodovia dos Tamoios. Oviaduto, que está em execução, foi pré-montado dentro do túnel e empurrado com macacos hidráulicos para fora. Cada trecho tem 90metros e pesa aproximadamente 220 toneladas de aço Corten. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passarelas no metrô Linha 2, na cidade do Panamá.  A Brafer forneceu um total de mais de 7 mil toneladas de aço durante os anos de 2017 e 2019. Atualmente, a empresa está executando duas estações, na extensão da linha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas são passarelas, com mais de 6metros de largura, no sistema de metrô de Salvador (BA). São os complexos da rodoviária Pernambués e Imbui. No total, foram mais de 1.000 toneladas de aço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ponte ferroviária sobre o Rio Grande (divisa de São Paulo e Minas Gerais). Com 250 metros de vão total e vão livre central de 125metros. Duas vigas de 5metros de altura, em aço COR.

  • Arco Metropolitano

Contratada pela OAS para fabricar e montar duaspontes e quatro arcos metálicos entre o trecho de Duque de Caxias a Itaguai, no Rio de Janeiro.
Ao todo, foram 1.800 toneladas de aço COR-350, com acabamento superficial pintando. A montagem foi realizada com as peças inteiramente soldadas em obra e para o içamento foram utilizadas torres provisórios de sustentação dos tabuleiros e das cordas superiores dos viadutos.

  • Ponte Nova Dutra

A Brafer foi contratada pela CCR Nova Dutra para fabricar e montar uma ponte de estrutura metálica na rodovia. A escolha da responsável pela concessão se deu em decorrência da agilidade no processo construtivo. 
A produção dessa ponte aconteceu nas duas unidades para atender o prazo do contrato. A ponte é construída de 3 vãos de 40 metros cada um com quatro vigas metálicas, que foram montadas duas a duas e em conjunto pesam 45 toneladas. As estruturas metálicas, 300 toneladas, foram montadas sob uma rede de alta tensão de 440KV e sem interdição de tráfego.

  • Ponte PA 150

A Brafer foi contratada pela Vale para fabricar e montar a ponte sobre a rodovia PA – 150, localizada em Marabá, (PA). Fabricada com aço COR-350, a ponte é composta por um vão de 32 metros e mais dois de 20 metros.Durante o processo de montagem o vão central de 32 metros foi dividido em 3 partes: uma com 12 metros e duas com 10 metros, onde o conjunto final deste vão foi soldado em campo e içado em seu comprimento total com auxílio de guindaste com capacidade de 500 toneladas.

Pontes ferroviárias - A Brafer foi contratada pela Vale para montar 3 pontes ferroviárias no Maranhão e no Pará. As pontes estão localizadas nos municípios de Buriticupu e Santa Inês, no Maranhão e, Paraupebas (PA).  
A primeira tem comprimento total de 140 metros, a segunda de 60 metros e a terceira de 100 metros, todas são divididas proporcionalmente, em vãos de 20 metros.Estas pontes foram soldadas em campo e içadas em seu comprimento total com guindastes de capacidade que variam de 220 a 500 toneladas.

Viadutos rodoviários - A Brafer foi contratada pela Vale para fabricar e montar 19 viadutos rodoviários sobre os mais de 900 km de ferrovia que liga a Refinaria de Carajás (PA) ao Porto de São Luís (MA).

O fornecimento total desta obra é de aproximadamente 1.200 toneladas que são divididas entre os 19 viadutos. Destes, 18 são fabricados com aço COR-300 e 1 foi fabricadocom aço COR-350. As estruturas foram pré-montadas através de ligações parafusadas e içadas em conjunto de vigas utilizando guindastes que variavam de 220 a 500 toneladas.

  • Ponte Belvedere

Passarela localizada em Belo Horizonte (MG). Pesando 53 toneladas, a obra foi executada em apenas 90 dias. O transporte e a montagem das estruturas metálicas foram realizadas dois meses antes do prazo determinado pelo cliente.

  • Porto de Sepetiba

Estruturas para o píer no Porto de Sepetiba, localizado no Rio de Janeiro. 600 toneladas foram empregadas no fornecimento e montagem da ponte de embarque. No total, foram utilizadas 15 vigas de 33 toneladas, com 42 metros cada uma, mais os travamentos. As estruturas foram feitas com aço especial, resistente à corrosão e de alta durabilidade.


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