Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Case de Sucesso: Treinamento em Light Steel Framing da Espaço Smart ajuda arquiteto e engenheiro em sua primeira obra residencial, em São Paulo Espaço Smart, 26/10/2021

 

José Ribeiro, engenheiro e arquiteto conta sua experiência com a Espaço Smart desde o treinamento construindo em Light Steel Framing até o fornecimento de materiais para sua obra residencial em Pardinho (SP).

Com 264,40m², a obra foi pensada desde o projeto para ser executada em Steel Framing. O tempo de obra foi de 6 meses desde a terraplanagem até a finalização da obra. 

O Sistema LSF possui precisão orçamentária e padronização de materiais, além de ser um sistema construtivo rápido, limpo e sustentável. 

O proprietário da obra que também é arquiteto e engenheiro aprofundou seu conhecimento em Steel Framing, apostando nesta eficiente tecnologia construtiva para seu trabalho e para sua residência.

Como o treinamento Construindo em Light Steel Framing contribuiu para este case de sucesso?

Desde 2012 é desenvolvido o Treinamento Construindo em Light Steel Framing pela Espaço Smart e certificada pelo SENAI. Neste treinamento os alunos aprendem na prática as técnicas de montagem do sistema. Já nas aulas teóricas estudam conceitos gerais com ênfase ao aço (estrutural), revestimento e boas práticas de execução:

Leitura do Caderno de Obras;
Leitura do caderno de Montagem;
Montagem de cada painel;
Alocação dos Painéis;
Aplicação dos revestimentos;
Instalação de telhas Shingle.

José enfatiza o quão importante foi o treinamento que ele realizou na Espaço Smart “ajudando a consolidar o conhecimento sobre o assunto, e que após a realização do curso decidiu construir sua casa neste sistema. Sua satisfação com o sistema foi tão grande que ele resolveu construir mais uma casa de Steel Framing em seu sítio”. E reitera “que está satisfeito com o resultado e continuará investindo neste método construtivo”.

O projetista estrutural da Espaço Smart, Leonardo Lara, explica “que esta residência foi uma experiência excelente, pois foi um processo de superação de limites, onde o seu gestor verificou que seria possível a estruturação da obra totalmente em aço leve e os incentivou neste dimensionamento que foi muito bem-sucedido”.

Leonardo salientou ainda que “os pontos onde necessitou maior atenção foram três: a estruturação da parte frontal do projeto pois a marquise ficava em balanço, o elemento decorativo que possuía espessura menor e a grande janela de canto. A garagem e a cozinha também exigiram um cuidado maior no dimensionamento pois possuíam grandes vãos de laje, todas estas questões foram analisadas e dimensionadas para execução em aço leve”.

A Espaço Smart tem como objetivo difundir informações de relevância técnica bem como boas práticas construtivas, com uma abordagem técnica que visa capacitar os alunos estando prontos para o mercado de trabalho e executar a aprendizagem do curso.

Ficha Técnica
Fornecedores de aço e acessórios para o sistema: Espaço Smart
Local: Pardinho - São Paulo
Projeto Arquitetônico: José Ribeiro
Área construída: 264,40m²

Fonte e foto: Espaço Smart


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.