Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Cobertura e pilares de aço permitem integração com a paisagem do Hot Park, em Goiás ABCEM, 22/03/2019

O critério para a escolha da construção metálica foi a possibilidade de oferecer grandes vãos e, com isso, oferecer uma edificação leve

A nova entrada do Rio Quente Resorts é uma demonstração de que em Goiás é possível executar qualquer obra metálica, por mais complexa que possa parecer. Trata-se da portaria principal do Hot Park, que teve sua grande cobertura toda ondulada integrando-se à paisagem local, e também, remetendo às curvas de um rio, o que permitiu uma composição bastante interessante entre os ambientes natural e o construído.

Tendo como premissa um marco na paisagem, permitindo grandes vãos e mais leveza, a Fiuza Arquitetos Associados, pensou no projeto de entrada do Hotpark no Rio Quente Resorts, o uso de estruturas metálicas.

Segundo a Doria Lopes Fiuza Arquitetos Associados, o critério para a escolha da construção metálica foi a possibilidade de oferecer grandes vãos e com isso, oferecer uma edificação leve. “Por isso, a cobertura nasceu sobre pilares metálicos em árvore. Além disso, pensou-se na rapidez e facilidade de execução”, explica o arquiteto.

A portaria apresenta apenas um nível, o pavimento térreo, o nível de acesso,  que está sob essa grande cobertura. Na estrutura da portaria foram utilizadas 67,8 toneladas de aço. Nos pilares, foi utilizada estrutura metálica e na cobertura, telhas termoacústicas. Já o fechamento lateral é em alumínio composto.

De acordo com o engenheiro calculista da obra, Angelos S. Katopodis Júnior, da M & K Engenharia, empregando estruturas metálicas foi possível reproduzir as necessidades da arquitetura; vencer grandes vãos; trabalhar os perfis com as curvas desejadas; menor tempo de fabricação e montagem; menor custo do empreendimento. Além de causar a menor interferência no andamento do resort para que ele não parasse suas atividades. “As curvaturas da cobertura não possuem simetrias acarretando pés direito variáveis. O Arquiteto Waldeny da Silva Fiuza foi muito feliz quando pensou nas formas deste projeto”, explica Angelos.

Para Angelos, as principais dificuldades encontradas foram conseguir fazer com que os perfis curvos aceitassem as formas com que a arquitetura propôs. Além do detalhamento da estrutura para que toda ela fosse aparafusada.

Projeto estrutural executivo – O projeto estrutural executivo foi fornecido em formatos padrões da ABNT subdivididos em projetos de fabricação e montagem, todos desenvolvidos em ferramentas que modelam a estrutura em 3D, possibilitando assim a precisão das furações, recortes, reproduzindo as ligações da estrutura conforme adotado na análise estrutural, eliminando assim a possibilidade de erros durante elaboração do projeto.

Projeto de fabricação – Já no projeto de fabricação foram fornecidos desenhos de detalhamento de todas as peças que compõem a estrutura, determinando o nome de cada conjunto apontando suas posições, gabaritos, cotas, furações, detalhes das ligações indicando eletrodos e arames para solda segundo os procedimentos do AWS (American Weld Society) e detalhes de chumbadores.

“Todas as chaparias foram detalhadas, informando suas medidas, recortes e furações para a melhor facilidade da usinagem, buscando o melhor aproveitamento das chapas reduzindo os custos da fabricação. Nas listas de materiais foram informados pesos unitários de cada um dos conjuntos e peças, elementos da fabricação, área de pintura e peso total por prancha de detalhamento. E, para os fabricantes que possuem equipamentos com controle numérico CNC, fornecemos os arquivos CAM para atender a automatização”, ressalta Angelos.

Logística de fabricação, montagem e entrega das peças de aço – Foram levadas para o pátio fabril todas as ligações soldadas onde se faz o ambiente ideal para os soldadores qualificados com suas bancadas, atendendo às posturas de soldagem e buscando a certeza da melhor qualidade do produto.

Angelos destaca ainda que na montagem da estrutura, foram projetadas as ligações aparafusadas com o comprimento das peças adequados para o transporte e manuseio, fazendo com que a estrutura fosse montada no menor prazo possível e não houvesse transtornos na recepção do resort.

Ficha técnica

Obra:  Hot City Bloco- Portaria Principal do Hot Park
Endereço: Complexo Turismo Rio Quente Resorts, Esplanada - Cidade do Rio Quente (GO)
Cliente: Companhia Thermas do Rio Quente
Tipo de obra: Comercial
Tipologia: Estrutura Metálica
Arquitetura: Waldeny da Silva Fiuza
Estruturas Metálicas: Angelos S. Katopodis Júnior
Quantidade de aço: 67,8 toneladas
Construtora: Irontec Construções Metálicas Ind. e Comércio


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.