Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

CODEME inova com engenharia diferenciada na Arena MRV ABCEM, 19/08/2020

A CODEME Engenharia foi a contratada para a construção da Arena MRV, novo estádio do Clube Atlético Mineiro. A arena multiuso terá capacidade de 46 mil lugares e 68 camarotes, sendo um marco no setor esportivo e de eventos no País. Uma grande inovação no Brasil foi o uso de estruturas metálicas não somente nas coberturas, como é usual em todos os demais estádios, mas também, nos pórticos de sustentação das arquibancadas e lajes, o que trouxe uma redução no prazo da obra;melhoriana logística do canteiro de obras e, consequente redução nos custos da arena.

Segundo a CODEME, o projeto estrutural da Arena MRV é ímpar no Brasil, no qual o uso dos materiais aço e concreto foram inteligentemente selecionados e otimizados através da utilização de pórticos híbridos (estrutura metálica + concreto pré-moldado), pilares mistos tubulares (tubos de aço preenchidos de concreto armado), laje mista (steel deck incorporado à laje de concreto) e vigas mistas. 

A estrutura metálica foi projetada atendendo aos requisitos arquitetônicos, principalmente, na cobertura metálica onde a estrutura fica visível e compõe aidentidade arquitetônica da arena. As treliças de cobertura serão compostas de tubos quadrados, dando leveza e o aspecto de unidade à cobertura.

A obra será dividida em 4 setores, com uma grua para cada setor respectivamente, começando pela estrutura dos pórticos e, posteriormente, a cobertura.O cronograma da obra foi planejado com a montagem da estrutura metálica a ser feita em apenas 10 meses.

Todo o processo de fabricação é estudado no intuito de permitir a otimização dos recursos fabris, porém, com produção e estocagem no pátio atendendo às necessidades da obra. Uma vez definida a sequência de montagem, as estruturas são armazenadas e identificadas no pátio da fábrica da CODEME, conforme disposição na carreta a ser transportada e seguindo a sequência de montagem na obra, minimizando o estoque de material no local da obra”, explica Fábio Leão.

Vale ressaltar que o uso da estrutura metálica vem ao encontro do conceito de construção sustentável, tanto pelo baixo índice de perda e rastreabilidade de materiais na sua fabricação, bem como na baixíssima geração de entulho na obra.

A CODEME, com mais umprojeto emblemático em seu portifólio de obras nacionais e internacionais, reafirma sua liderança nacional no mercado de construção em aço.

Ficha técnica

Nome: Arena MRV
Local:  Belo Horizonte / MG
Data do projeto: abril de 2020
Conclusão da obra:  outubro de 2022
Aço foi utilizado:  predominantemente, aço de alta resistência – ASTM A-572 Gr.50 com Fy>=345MPa
Quantidade de aço: aproximadamente, 4.500 toneladas
Arquitetura: Farkasvolgi Arquitetura


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.