Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Codeme participa da construção do maior hospital do Nordeste ABCEM, 22/12/2020

A Codeme Engenharia S.A. foi responsável pelo cálculo, fabricação e montagem das estruturas metálicas para a construção do novo Hospital Mater Dei, em Salvador (BA).

Utilizando o conceito de lajes e vigas mistas, bem como de pilares mistos tubulares circulares preenchidos com concreto, foram empregadas cerca de 3.000 toneladas de aço para a estrutura de aço e steel deck na execução da obra. Durante a elaboração do projeto, fez-se necessária a realização do ensaio de túnel de vento na Inglaterra para determinação das pressões de vento na fachada, com o objetivo de entender melhor o comportamento de uma estrutura com arquitetura não-convencional, devido ao conceito radio-concêntrico do edifício, projetado pela Zanettini Arquitetura.

A estrutura foi fabricada em Juiz de Fora (MG) e transportada em carretas de 12 metros para Salvador. Já o Steel Deck, fornecido pela Metform – empresa do Grupo CODEME, foi fabricado em Betim (MG). Foram cerca de quatro meses para a produção da estrutura, com a montagem completa prevista em aproximadamente 8 meses, concomitantemente à execução das lajes em steel deck.

As maiores vantagens do uso do aço nesta obra, de acordo com a Codeme, foram, além de dar forma à arquitetura diferenciada com uma estrutura mais esbelta do que a de concreto armado convencional, a redução no prazo de execução, redução do risco quanto à disponibilidade de materiais em Salvador (concreto, aço para armaduras, etc), redução do número de pessoas e entulho no canteiro e também melhor precisão em relação à geometria proposta.
Ao todo, serão 61.188 m² de área construída, distribuída em 24 Pavimentos, mais heliponto. O hospital contará com 369 leitos, sendo 40 CTI adulto e 40 UTI Pediátrica, 21 Salas Cirúrgicas/Obstétricas, Medicina Diagnóstica, Pronto Socorro Adulto e Infantil, Oncologia, mais de 740 vagas de estacionamento. 

A 90 metros do Hospital, o Centro Médico, também construído pela Codeme, integra um conceito moderno e internacional de Centro Integrado de Saúde e contará com: 9.944 m² de área construída, 19 pavimentos, Centro de Convenções, 91 vagas de estacionamento, 62 consultórios e áreas administrativas e de apoio ao Hospital.

 

Ficha técnica

  • Nome: Hospital Mater Dei Salvador (BA);
  • Arquitetura: Zanettini;
  • Quantidade de aço: 3.000 toneladas; 
  • Estrutura: Aço ASTM A572-GR 50 / USICIVIL 350;
  • Steel Deck: Aço ZAR280;
  • Fornecimento e montagem: Codeme Engenharia;

Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.