Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Codeme vence 20º Prêmio Talento Engenharia Estrutural na categoria Construção Industrializada ABECE, 20/12/2023


Foto: Divulgação Abece

A Codeme Engenharia conquistou pela terceira vez o Prêmio Talento Engenharia Estrutural, promovido pela Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela Gerdau. Na cerimônia da 20º edição do evento, que ocorreu em 4 de outubro de 2023, no Boulevard JK, em São Paulo (SP), a empresa venceu na categoria de 'Construção Industrializada' com a obra da Arena MRV. A Codeme já havia sido premiada nas edições de 2017 e 2019.

 

 

A arena multiuso com 46 mil lugares e 68 camarotes é um marco no setor esportivo e de eventos no País. Uma grande inovação no Brasil foi o uso de estruturas metálicas não somente nas coberturas, como é usual em todos os demais estádios, mas também, nos pórticos de sustentação das arquibancadas e lajes, o que trouxe uma redução no prazo da obra; melhoria na logística do canteiro de obras e, consequente redução nos custos da arena.

Segundo a CODEME, o projeto estrutural da Arena MRV é ímpar no Brasil, no qual o uso dos materiais aço e concreto foram inteligentemente selecionados e otimizados através da utilização de pórticos híbridos (estrutura metálica + concreto pré-moldado), pilares mistos tubulares (tubos de aço preenchidos de concreto armado), laje mista (steel deck incorporado à laje de concreto) e vigas mistas.

A estrutura metálica foi projetada atendendo aos requisitos arquitetônicos, principalmente, na cobertura metálica onde a estrutura fica visível e compõe a identidade arquitetônica da arena. As treliças de cobertura serão compostas de tubos quadrados, dando leveza e o aspecto.

Prêmio Talento Engenharia Estrutural

A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Construção Industrializada, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão formada por membros da ABECE e da Gerdau que avaliaram, em cada projeto concorrente, o uso adequado de materiais, a economia de produtos, a concepção estrutural, a implantação harmônica em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade.

Além dos vencedores por categoria, foram selecionados “Destaque do Júri” e um projeto no quesito Sustentabilidade, além da obra escolhida pelo público na votação on-line.

Na categoria Construção Industrializada, os vencedores foram Eduardo Assis Fonseca e Ismar Maia de Freitas, com a obra da Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). Em Edificações, João Paulo Gribogy conquistou a premiação com o projeto do edifício AGE 360, em Curitiba (PR). Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Jessica da Silva Publio, com o LEEV – Laboratório de Ecologia e Evolução, em São Paulo (SP). Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Leonardo Patricio Chaves, responsável pelo projeto de ampliação do Estádio Olímpico do Pará, em Belém. Em Jovens Talentos, o ganhador foi Lucas Canova Devides pela obra do Terrazo Shopping, em Eusébio (CE).

O Destaque do Júri desta edição ficou com o eng. Francisco Paulo Graziano pelo projeto do Faria Lima Plaza, em São Paulo (SP). No quesito Sustentabilidade foi contemplado, com menção honrosa, o projeto La Estância, em Valinhos (SP), de Carlito Calil Neto.

Por fim, na votação on-line aberta ao público no site do Prêmio, o projeto vencedor foi a Arena MRV, na capital mineira, dos engenheiros Eduardo Assis Fonseca e Isnar Maia de Freitas.

Por: Dayse Oliveira I Fonte: Abece


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.