Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Comitê Radio Telescope lança portal do projeto que consumirá cerca de 300 t de estruturas metálicas ABCEM, 02/07/2021

O Comitê Organizador Radio Telescope vai lançar, no próximo dia 6 de julho, das 8h30 às 9h30, via plataforma Zoom, o evento "Radiotelescópio BINGO: lançamento do portal e atualizações do projeto". O Radiotelescópio BINGO (sigla para Observações de Gás Neutro das Oscilações Acústicas Bariônicas, em inglês) é um instrumento projetado para medir ondas na faixa de rádio, na frequência de aproximadamente 1 GHz.

Liderado pelo Brasil, o BINGO, além de cientistas do Inpe, da USP e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conta com a colaboração internacional da China, pela Universidade de Yangzhou; Reino Unido, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.

De acordo com Larissa Santos, do Comitê Organizador, “o elemento químico mais abundante no universo é o hidrogênio, correspondendo à aproximadamente 75% de toda a matéria da qual somos formados. Ou seja, é possível obter boa parte da história do universo utilizando átomos de hidrogênio. E é exatamente isso que o BINGO vai fazer: nós vamos mapear o universo no comprimento de onda de 21-cm, que corresponde a transição no átomo de hidrogênio neutro”. Ela informa ainda que outros países também estão desenvolvendo experimentos com essa finalidade devido à importância ímpar dessa medida: um avanço considerável no estudo do universo através dessa nova janela que pode nos revelar muito sobre vários mistérios que ainda permeiam nosso entendimento do cosmos. “O BINGO quer colocar a ciência brasileira em um outro patamar, na fronteira do conhecimento, com um experimento competitivo a nível mundial. Além disso, um telescópio dessa magnitude em território nacional contribui para despertar o interesse dos cidadãos pela ciência e estimula o estudo de ciência entre os jovens”, explica.

O local escolhido pelo comitê foi o sertão da Paraíba por ter um céu muito limpo, segundo a coordenação do projeto. “Queremos medir um sinal muito pequeno vindo do passado do universo e até alguém esquentando comida em um micro-ondas pode atrapalhar! Depois de um estudo minucioso de diversas regiões, o sertão da Paraíba apresentou uma baixa contaminação no céu nas frequências que o BINGO opera, inclusive os sinais que nós medimos emitidos por aviões foi baixo apesar do trânsito aéreo intenso na região”, relata Larissa. 

O radiotelescópio BINGO irá captar ondas na faixa de rádio, na frequência de aproximadamente 1 GHz a partir de uma construção imensa (do tamanho de um campo de futebol) contendo dois espelhos (um primário com mais de 50 metros de diâmetro e um secundário com quase 40 metros de diâmetro) e uma torre, com mais de 70 metros de altura, com 28 cornetas (antenas), tendo como base uma estrutura metálica engenhosa.

O equipamento que será construído numa área total do terreno losango de 200X300 metros, e ocupará um retângulo inclinado (na encosta do terreno) de 90X45 metros, aproximadamente, utilizará cerca de 300 toneladas de estruturas metálicas nos espelhos primário e secundário,­­­ estrutura das cornetas e casa de comando.

Atualmente, estão sendo executadas as fundações na área, porém, na parte instrumental, a corneta está passando por uma bateria de testes no Inpe (órgão nacional responsável pela construção do instrumento). 
“Um dos objetivos do BINGO é tentar decifrar um dos maiores mistérios da cosmologia moderna: a energia escura. Ela corresponde à aproximadamente 70% dos constituintes do universo, mas nós não sabemos exatamente o que é, só sabemos o que ela provoca: uma expansão acelerada do universo. Isso quer dizer, por exemplo, que as galáxias universo estão se afastando cada vez mais rápido umas das outras, nos conduzindo para uma morte tragicamente fria. A época e volume do universo observado pelo BINGO cobrem exatamente a época em que a energia escura começa a dominar o universo”, encerra Larissa.


Lançamento do portal e apresentação à imprensa 

Dia: 6 de julho
Horário: 8h30 às 9h30
Meio: Plataforma Zoom

Com o intuito de divulgar amplamente o projeto BINGO, de forma que a população entenda seu propósito e todo o seu potencial de novas descobertas e de desenvolvimento humano e tecnológico, as atividades serão transmitidas ao vivo pelo Canal do BINGO no YouTube e no primeiro dia do evento haverá palestras públicas em português, voltadas para toda à sociedade.

Já o segundo dia de atividades será voltado à colaboração BINGO, com palestras técnicas proferidas pelos diversos pesquisadores de cada estágio da colaboração.  Os seminários desde segundo dia serão apresentados em inglês e terão um perfil técnico.

 

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.