Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Como os KPIs influenciam no desempenho da construção civil? ABCEM, 03/05/2022

 

Em inglês, KPI quer dizer Key Performance Indicator. Em tradução livre, pode-se dizer que é uma ferramenta que orienta a estratégia de crescimento de uma empresa, ajudando a conquistar metas e resultados.

Tamanha a importância dos indicadores-chaves, esse conceito pode ser usado para diversas áreas. Trazendo para a construção civil, por exemplo, essa ferramenta poderia ser aplicada para alinhar processos, otimizar custos e projetar expectativas sobre o crescimento da empresa.

Por performance, entende-se que os indicadores já existem, mas não são explorados em seu potencial. Por isso, precisam ser trabalhados constantemente para que os números melhorem e, consequentemente, a empresa evolua.

Pode parecer comum, mas muitas empresas não estruturam uma estratégia baseada em dados, sendo que eles podem ser aplicados no faturamento, na produtividade, nos prazos, no atendimento ao cliente, entre outras áreas.

Quer entender como os KPIs podem ser incorporados nas práticas da sua empresa? Continue a leitura!

Quais os principais indicadores de desempenho?

O mundo atual é influenciado por dados e essas informações são usadas na tomada de decisões. Pode-se dizer que nem todos os dados são úteis para todos os segmentos, mas, com certeza, é impossível descartar a importância de qualquer um deles.

Como saber se o número de acidentes no trabalho é mais relevante que o número de seguidores no Instagram?

Essa questão é importante, pois a função dos KPIs é, justamente, orientar a gestão na escolha de quais indicadores são necessários para atingir os objetivos da empresa.

Por exemplo, se a meta do ano é reduzir em X% o número de materiais desperdiçados, tem-se um objetivo claro. Agora, quais indicadores precisam ser analisados nessa jornada?

Na aplicabilidade dos KPIs na construção civil, pode-se considerar métricas, como:

  • custo do material;
  • qualidade do material;
  • segurança no trabalho;
  • impactos no meio ambiente;
  • total de falhas e retrabalhos;
  • número de reclamações do cliente;
  • relação entre atividades planejadas e concluídas.

Além disso, a gestão não deve se prender a apenas um KPI, pois a estratégia pode exigir diferentes indicadores para atingir um resultado. Por isso, a ferramenta KPI deve estar inserida na metodologia de  planejamento da empresa para justificar as ações tomadas e os objetivos sejam alcançados.

Como medir os KPIs?

Apenas definir os KPIs não é o suficiente para se alcançar os resultados desejados. Assim, esses indicadores devem ser mensurados com frequência. Nesse ponto, as planilhas e relatórios são as melhores ferramentas para criar um banco de dados.

A partir delas, é possível identificar se o desempenho está dentro do esperado, quais indicadores estão performando bem ou mal e registrar comentários relevantes sobre a estratégia. A análise de dados pode ser mais intuitiva se contar com uma interpretação textual dos números.

A ABCEM entende que os KPIs têm um papel-chave dentro do sucesso das empresas e recomenda que você aplique essa ferramenta na sua estratégia.

Você já conhece a ABCEM? Somos uma associação criada com o objetivo de promover o desenvolvimento do mercado da construção metálica no Brasil.

Para isso, temos diversos cursos para profissionais e interessados na área da construção civil. Conheça nossa plataforma!


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.