Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Como prolongar a vida útil da telha de aço Grupo Pizzinatto, 02/05/2023

 

A durabilidade das telhas de aço pode variar dependendo da qualidade do material utilizado, do ambiente em que são instaladas e da instalação correta e manutenção do telhado. Geralmente, as telhas de aço são conhecidas por terem uma durabilidade muito boa, podendo durar décadas se forem instaladas corretamente e receberem a manutenção adequada. O Grupo Pizzinatto é um dos primeiros fabricantes de telhas de aço do Brasil, e conta com know how para oferecer o que há de melhor para o setor da construção civil.

Telhas de aço galvanizado, por exemplo, podem durar mais de 50 anos em áreas de baixa corrosão. Já em áreas com alta exposição à corrosão, como regiões litorâneas, pode ser necessário utilizar materiais de aço mais resistentes ou adotar medidas de proteção adicionais para aumentar a vida útil das telhas.

Em geral, a durabilidade das telhas de aço pode ser influenciada por diversos fatores, como a qualidade do material, a exposição a intempéries, a manutenção adequada e a correta instalação. Por isso, é importante escolher um material de qualidade e contar com profissionais qualificados para realizar a instalação e manutenção das telhas de aço.

 

Por que o Aço Oxida?

O aço oxida devido à sua reação com o oxigênio presente no ar e na água. Essa reação química é conhecida como oxidação ou corrosão do aço.

O processo de oxidação ocorre da seguinte maneira: quando o aço entra em contato com o oxigênio, forma-se uma camada de óxido de ferro (ferrugem) na superfície do aço. Essa camada de óxido não adere ao metal como o revestimento protetor, mas continua a crescer e pode eventualmente enfraquecer e danificar o aço.

Além do oxigênio, outros fatores podem acelerar a oxidação do aço, como a presença de água, umidade, agentes poluentes, ácidos, sais e temperatura. Por isso, é importante proteger o aço contra a oxidação, utilizando técnicas como a galvanização, a pintura, o revestimento com materiais protetores e a escolha de ligas de aço resistentes à corrosão.

Quais os tipos de aço utilizados nas Telhas?

aço galvanizado é um tipo de aço que é revestido com uma camada de zinco para protegê-lo da corrosão. A galvanização é realizada através de um processo de imersão a quente, no qual o aço é mergulhado em um banho de zinco fundido a uma temperatura elevada.

Já o aço galvalume (ou zincalume) é um tipo de aço revestido com uma camada de zinco e alumínio, oferecendo maior resistência à corrosão do que o aço galvanizado. O processo de revestimento é realizado através de um processo de imersão de tiras a quente em uma linha de galvanização contínua.

Por fim, o aço pré-pintado é um aço que já vem com uma camada de tinta aplicada, proporcionando uma aparência mais atraente e resistência à corrosão. O processo de pintura é realizado após a laminação do aço e é produzido através da tecnologia de coil coating com processo de pré-tratamento antes da pintura e da uniformidade das camadas de tinta aplicadas (primer e Top coat).

Principais causas da Oxidação do Telhado

Instalação inadequada: Falta de vedação ou torque incorreto nos parafusos de fixação; alinhamento ou encaixa incorreto das telhas; ângulo de inclinação incorreto do telhado;

Interpéries e ambiente: Exposição prolongada a ambientes salinos, como regiões litorâneas, onde a corrosão é acelerada pela presença de sais na atmosfera; exposição em ambientes agressivos (ex: indústria química);

Danificar a camada de revestimento: Danos mecânicos na superfície da telha, como arranhões e amassados, que podem expor o metal subjacente à umidade e oxigênio;

Falta de manutenção: Não realizar a limpeza da superfície da telha após a instalação e periodicamente;

Transporte: Transportar a telha de forma incorreta de modo que danifique o material ou sob condições de chuva sem proteção;

Armazenamento: Armazenar a telha em local aberto, sem lona de proteção, e sem verificação periódica do estado do material. Recomenda-se que as telhas sejam instaladas o mais rápido possível após a entrega


Oxidação causada por Limalha


Oxidação causada por telha armazenada molhada (Galvalume)


Oxidação causada por telha armazenada molhada (galvanizado)

Como resolver o problema de oxidação?

Limalha: Lavar o telhado, fazer uma limpeza fina com sabão neutro utilizando uma esponja não abrasiva e também uma espátula de silicone.Nos locais onde a limalha esteja oxidada a ponto de agredir o aço da telha, fazer um lixamento e aplicar uma tinta de proteção ou galvanização a frio.

Oxidação superficial: onde há somente manchas de oxidação passar uma esponja abrasiva, aplicar um antiferrugem (tipo ferrox), após realizar a pintura com tinta líquida para metal ou galvanização a frio.

Oxidação profunda: Deve-se fazer uma análise da agressividade e como opções de solução são:

  • Fazer uma decapagem das telhas com jato de areia, aplicar antiferrugem e realizar pintura com tinta líquida para metal ou galvanização a frio.
  • Aplicar manta líquida para proteção do telhado.
  • Fazer a substituição das telhas.

Baixe o manual de instruções do grupo Pizzinatto: https://grupopizzinatto.com.br/pdf/zipada2.pdf

Sobre o Grupo Pizzinatto

O seu pioneirismo no segmento, solidez no mercado, a sustentabilidade dos processos e tudo que estruturou em 1981 se mantém firme até hoje.  O grupo Pizzinatto continua inovando sem abrir mão de suas raízes e crescendo sem perder a proximidade construída com você desde o início, provando que, assim como o aço, a excelência do Grupo resiste ao tempo.

Especializações: Telhas em Aço Termoacústicas Coloridas, Produtos em Aço Galvanizado e Galvalume, Venezianas Industrias, Calhas , Perfis para Drywall, Acessórios para Cobertura e Chapas & Bobinas em Aço.

 

Autor: Grupo Pizzinatto


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.