Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Como utilizar o steel deck em construções? ABCEM, 17/01/2022
 
O steel deck é o método de construção ideal para quem busca por economia, agilidade e funcionalidade no canteiro de obras.
 
Os métodos construtivos racionalizados são cada vez mais utilizados para proporcionar economia de material, insumos e recursos financeiros em obras.
 
O steel deck é uma opção que pode ser utilizada na construção de coberturas e pisos, com características de praticidade, rápida execução e maior limpeza da obra. A estrutura combina telhas metálicas com concreto.
 
Esse método foi desenvolvido nos Estados Unidos, por volta do ano de 1950, e chegou ao Brasil na década de 70.
 
O que é steel deck?
 
O steel deck é um tipo de laje mista de metal combinada ao concreto. As telhas metálicas funcionam como forma, durante a concretagem, e como armadura positiva da laje, após a cura do concreto.
 
Em coberturas, é necessário impermeabilizar as telhas e fazer um projeto de escoamento para a água da chuva.
 
As chapas são feitas com aço e possuem grande variação de dimensões. A espessura da chapa varia de acordo com a necessidade de cobrir vãos sem escora. A chapa mais espessa atende empreendimentos industriais e lajes que necessitam ser resistentes a cargas elevadas.
 
Já as chapas mais finas são indicadas para uso em construções urbanas, como, hotéis, hospitais, edifícios e garagens.
 
A estrutura é composta por telhas de aço galvanizadas, que servem como forma para o concreto e armação para todo o conjunto da construção. Essas telhas são perfiladas e possuem ranhuras que ajudam na aderência do concreto.
 
Depois, vem o concreto estrutural, material que pode ser utilizado em suas versões convencionais.
 
Já a tela nervurada é necessária para evitar retrações e fissuras no processo de cura do concreto. Pode ser necessário utilizar uma armadura adicional, caso o aço da telha não tenha capacidade para suportar os esforços de flexão da estrutura. 
 
Por fim, há os conectores de cisalhamento, que viabilizam a interação entre o concreto e as telhas de aço, possibilitando o uso de estruturas mistas.
 
Quais são as normas usadas para o steel deck?
 
O método construtivo steel deck deve seguir os padrões da NBR 8800:2008. Já as telhas usadas na construção precisam atender às exigências da NBR 16421:2015.
 
Quais são as vantagens e desvantagens do steel deck?
 
É importante desenvolver um planejamento detalhado e completo da construção em steel deck, a fim de não desperdiçar materiais e ter controle de todas as partes da obra.
 
Como qualquer método construtivo, o steel deck oferece vantagens e desvantagens. O importante é encontrar o máximo de vantagens possíveis que se aplicam ao tipo de obra a ser realizada.
 
Vantagens:
 
  • maior resistência a incêndios;
  • menor utilização de armação;
  • maior segurança na execução;
  • menor quantidade de mão de obra;
  • redução do desperdício de material;
  • alta qualidade de acabamento da laje;
  • maior rapidez na execução da construção;
  • dispensa ou redução da necessidade de escoramento;
  • diminuição dos custos com montagem, desmontagem, mão de obra e aluguel de escoras.
Desvantagens:
 
  • maior necessidade de planejamento;
  • necessidade de mão de obra qualificada;
  • maior manutenção em ambientes agressivos.
 
Aproveite as dicas e informações desse post para pensar no seu próximo projeto de steel deck. Para conhecer outros métodos construtivos, acesse nosso blog.

Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.