Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Consultora técnica da ABCEM é reeleita para Conselho Deliberativo da ABNT ABCEM, 04/06/2023

Catia Mac Cord é a sexta (da esquerda para a direita) ao lado direito do presidente Mário William 

A consultora técnica da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Catia Mac Cord, foi eleita para 3º mandato como membro do Conselho Deliberativo (CD) da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas representando sócio individual colaborador. A eleição ocorreu no dia 20 de abril.

Na renovação de um terço do CD ABNT, foram também eleitos quatro representantes do sócio mantenedor: Associação Brasileira das Indústrias Químicas (ABIQUIM); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA); e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); mais três na categoria de sócio contribuinte: Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP); e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). Todos contribuirão com a ABNT com mandato de 2023 a 2026.

Em reunião que antecedeu a AGO, quando foram declarados os eleitos e dada posse, o Conselho recebeu a visita de Elena Santiago, Diretora Geral do CEN (Comitê Europeu de Normalização) / CENELEC(Comitê Europeu de Normalização Eletrotécnica), sob a condução do presidente Mário William Esper junto ao vice, Carlos Roberto Petrini, e Diretor-Geral, Ricardo Fragoso. Na oportunidade o CD ABNT ouviu sobre os esforços dos dois comitês para que as empresas entendam o importante papel desempenhado pelas normas, que garantem clareza e consistência para o comércio de bens e serviços, proporcionando confiança a empresas e consumidores ao comprar ou vender. Esses esforços incluem a educação, e a relevância da sustentabilidade e da transformação digital na estratégia 2030 da normalização.

Na década de 90, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP impulsionou a produção e revisão de normas técnicas assim como a busca por certificações de produtos e sistemas da qualidade. Posteriormente, os requisitos de gestão foram ampliados para alcançar objetivos ambientais e sociais. Desde então, Catia Mac Cord não se desvinculou mais através da normalização e certificação objetivando a isonomia competitiva.

Após contribuir nas discussões e alinhamento estratégico para as aspirações da ABNT 2025, ela tem estado junto na implantação da agenda objetivando atingir as aspirações: reconhecimento como entidade de classe mundial em normalização e certificação, disponibilização de novas soluções, agilização do processo de elaboração de normas, maior atuação internacional.

Catia Mac Cord participou, ainda e intensamente, nas discussões dos termos do Modelo Regulatório do INMETRO aprovado segundo a Portaria nº 30, de 25/02/2022. Em seguida, foi convidada a participar da pesquisa para construção do “Índice de confiança nos esquemas de Avaliação da Conformidade no Sinmetro”. Participou, também, das oficinas e da "escuta do mercado” para a criação das diretrizes e objetivos da Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade – PNIQ, que o novo governo estuda implementar.

Catia Mac Cord declarou que “em meu novo mandato quero seguir trabalhando para que a engenharia nacional atue dentro da melhor técnica”.

Da dir. p/ esq.: Catia Mac Cord, Roney Honda (CB-248), Celso Rodrigues (SIAMFESP), Carlos Roberto Petrini (vice-presidente ABNT), Nivaldo de Freitas (Senai-SP)

Edição: Dayse Oliveira I Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa ABNT


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.