Atenção
FecharNotícias
A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) acaba de assinar um convênio com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que vai disponibilizar ao mercado, entre outras iniciativas, cursos on-line de curta duração ao vivo dirigido aos profissionais da construção metálica e ministrados por renomados profissionais da engenharia estrutural brasileira. O convênio tem como gestores o professor Alfonso Pappalardo Jr., pela Universidade Mackenzie, e o engenheiro Ulysses Barbosa Nunes, diretor executivo da ABCEM.
“O Convênio de Cooperação Acadêmico-Científico e Cultural firmado entre a ABCEM e a Universidade Presbiteriana Mackenzie é muito oportuno, sobretudo pelas linhas de convergência e sinergia que representam estas duas destacadas instituições, no que tange ao desenvolvimento do setor de construções metálicas no Brasil”, afirma Pappalardo.
Suporte técnico-científico para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, projetos inseridos em programas de iniciação científica e em grupos de pesquisa liderados professores pesquisadores, projetos integradores, visitas técnicas às fábricas de estruturas metálicas de tecnologia de ponta e desenvolvimento de pesquisas para aplicações inovadoras do aço na construção civil, fazendo uso da infraestrutura tecnológica e laboratorial das instalações Universidade Presbiteriana Mackenzie, são as principais ações conjuntas previstas no convênio.
O apoio institucional para publicações, organização de eventos e realização de cursos de atualização on-line ao vivo nas diversas modalidades, potencializam o instrumento do convênio celebrado. A tecnologia de ensino à distância tem propiciado acesso rápido, e de baixo custo e de grande poder de disseminação, facultando acesso à capacitação de tecnologia especializada. A maioria dos cursos oferecidos tendem a ser de introdução conceitual e de difusão tecnológica.
“A ABCEM e a Universidade Presbiteriana Mackenzie estão em condições excepcionais, não apenas pelo seu histórico e tradição vanguardista, mas principalmente pela condição efetiva de propiciar ensino de alta qualidade, reconhecido e acreditado, mantido de forma contínua a longo prazo, e sobretudo orientado a um amplo público de profissionais atuantes na área de Engenharia Estrutural”, ressalta o professor Euclydes Trovato Neto, responsável pelo curso “Tópicos Especiais para Sistemas de Estruturas Metálicas”, que abrange três módulos orientados a aprofundar o nível de avaliações de segurança e desempenho, integridade e análise risco estrutural.
Para o presidente da ABCEM, Alexandre Queiroz Schmidt, o convênio é mais um grande passo dado pela Associação e a sua nova gestão visando à aproximação com as entidades que detêm o ensino e podem nos levar para o caminho da verdadeira inovação, que é a palavra de ordem. E, pretendemos ampliar essas ações para outras universidades e centros de tecnologias, principalmente as renomadas como o Mackenzie, estendendo a ligação da ABCEM com a essas instituições de Norte ao Sul e de Leste ao Oeste do país.
Há 46 anos, a ABCEM promove e fomenta o desenvolvimento do mercado da construção metálica no Brasil; realiza estudos e pesquisas sobre a produção, mercado e suprimentos do setor, defendendo os interesses dos seus associados, e divulgando o uso da construção industrializada. É reconhecida pela denodada e crucial ordenação e galvanização dos vastos e multivariados setores industriais, de empresas de engenharia e construção, consultorias, fabricantes, fornecedores de equipamentos e materiais, e apoio a instituições de pesquisas tecnológicas e de ensino, cujo resultado se manifesta no desenvolvimento do setor de estruturas metálicas no Brasil, transcorrido em muitas décadas.
A Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie é reconhecida pela tradição e pioneirismo na formação de quadros de engenheiros estruturais especializados em desenvolvimentos de projetos de estruturas metálicas. Em memória aos brilhantes mestres que atuaram em nesta escola, a exemplo dos professores Ivan Lippi Rodrigues e Antonio Moliterno, em reconhecimento à dedicação ao exercício da profissão e pela contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira, introduzindo metodologias e padrões tecnológicos e normativos especializados correspondentes às melhores práticas industriais internacionais.
As duas instituições conveniadas estão convencidas de que esta iniciativa reforçará a manutenção do ensino de excelência em nosso país, transpondo nossas fronteiras e atingindo a comunidade técnica atuante no Mercosul ligada a este setor.
Notícias
Notícias
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.