Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Deconcic encerra 2025 com balanço do setor e debate sobre perspectivas para 2026 em reunião plenária seguida de coquetel ABCEM, 23/12/2025

 

Reforçando a integração da construção metálica com os demais elos da cadeia produtiva e a importância do diálogo intersetorial para enfrentar os desafios do próximo ciclo, a ABCEM, representada pelo seu presidente, Horacio Steinmann e do diretor executivo, Ulysses B. Nunes, participaram da última Reunião Plenária da Diretoria do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realizada no dia 12 de dezembro.

 O encontro marcou o encerramento das atividades do colegiado em 2025, reunindo representantes dos principais segmentos da cadeia produtiva da construção e mineração, que apresentaram análises do cenário atual e discutiram as perspectivas para 2026, em um ambiente de diálogo institucional e integração entre lideranças setoriais, seguido de um coquetel de confraternização.

 

De forma geral, os participantes reconheceram que 2026 tende a ser um ano desafiador, influenciado pelas incertezas típicas de um período eleitoral e pelo contexto macroeconômico. Ainda assim, prevaleceu uma visão cautelosamente positiva, com expectativa de crescimento moderado e oportunidades para o fortalecimento da cadeia produtiva da construção, especialmente por meio de planejamento, investimentos estruturantes e articulação entre os setores.

A abertura da reunião foi conduzida por Newton Cavalieri, Diretor Titular do Deconcic, que apresentou um balanço das principais realizações do Departamento ao longo de 2025, destacando o papel do Deconcic como espaço de convergência das demandas da indústria da construção e mineração junto à Fiesp e aos formuladores de políticas públicas.

Na sequência, a Conjuntura da Construção foi abordada por André Rebelo, Diretor Executivo de Gestão, Infraestrutura e Construção Civil da Fiesp, que trouxe uma leitura do cenário econômico e dos indicadores do setor, ressaltando os desafios relacionados a investimentos, financiamento e previsibilidade regulatória.

As análises setoriais seguiram com Carlos Alberto Laurito, Diretor de Relações Institucionais do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp), que apresentou o Panorama da Construção pesada, e com Fernando Mentone, Conselheiro Regional de São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), que tratou dos desafios e oportunidades nas áreas de arquitetura, engenharia e projetos.

O segmento de Máquinas e Equipamentos para construção e mineração foi representado por Agnaldo Lopes, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), enquanto o setor de Mineração foi abordado por Antero Saraiva Junior, Vice-Presidente do Sindipedras e Conselheiro do Sindareia, que destacou questões relacionadas à produção de agregados e à infraestrutura.

A Indústria de Materiais de Cconstrução foi analisada por Paulo Engler, Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), seguido pela apresentação de Paulo Cesar Abrantes de Aguiar, Presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes no Estado de São Paulo (Sitivesp), que trouxe a visão do setor de tintas e vernizes. Encerrando as exposições, Arnaldo Basile, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), falou sobre os desafios e tendências do segmento de AVAC-R.

Ao final do encontro, os participantes seguiram para um coquetel de confraternização, celebrando o encerramento das atividades de 2025 e fortalecendo o relacionamento institucional entre entidades, lideranças e representantes da indústria, com foco na construção de uma agenda comum para 2026.

Por: Dayse Oliveira


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.