Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Diferença entre o Light Steel Frame no Brasil e nos EUA ABCEM, 04/10/2021

O Steel Frame é um modelo de construção muito difundido nos Estados Unidos e pouco utilizado no Brasil. Enquanto 40% das casas feitas nos EUA são feitas nesses moldes, no Brasil, apenas 2% utilizam esses moldes.

Steel Frame ou Light Steel Frame (LSF) é um sistema de construção industrializado formado por estruturas metálicas de aço galvanizado. Seu acabamento pode ser feito de diversas maneiras, podendo ser cimentícias, fibrocimento, glass-mat, OSB (Oriented Strand Board), drywall, entre outras. O sistema de construção é recente no Brasil, em que a primeira casa feita nesse modelo foi em 1998. Em contraposição, nos Estados Unidos, 500 mil casas são construídas em Steel Frame todos os anos. 

Em 1933, esse modelo de construção civil começou nos Estados Unidos, porém, apenas após a Segunda Guerra Mundial, com um grande crescimento da economia americana e da produção do aço, é que foi possível a substituição do uso da madeira pelas estruturas metálicas.

As estruturas em Steel Frame são mais leves e mais resistentes às condições climáticas extremas, como alagamentos, vendavais e nevascas.

Já em 1990, esse modelo de estrutura metálica se consolidou e se tornou um dos principais moldes de construção no país. Hoje, não apenas nos EUA, mas em outros países, em que o segmento é predominantemente industrializado, como Austrália, Nova Zelândia, Japão e Inglaterra, o Steel Frame é a opção mais aplicada.

Mitos que impedem o avanço do Steel Frame no Brasil 

  • “Steel Frame é mais frágil que a alvenaria devido à sua leveza”: o Light Steel Frame já foi testado em laboratório e o resultado comprova que é mais resistente que os outros materiais.
  • “Esse tipo de construção gera um maior custo”: o LSF gera um custo menor ao arquiteto, engenheiro, projetista e ao consumidor final.
  • "Eventualmente, a estrutura metálica vai apresentar ferrugem ou problemas estruturais”: o aço utilizado recebe tratamento especial que impossibilita o aparecimento de problemas como ferrugem. 

O Brasil está crescendo na construção dos moldes do LSF, porém, é necessário viabilizar ainda mais projetos de maior resistência e qualidade, assim como nos EUA e em outras partes do mundo.

Entenda mais sobre a diferença entre o Steel Frame nos Estados Unidos e no Brasil com a palestra Light Steel Frame em Boston USA, promovida pela ABCEM, no dia 24 de setembro de 2021, a partir das 19h. A carga horária da palestra é de 3 horas. 

A palestra será ministrada por meio de uma transmissão ao vivo e os professores serão Gustavo Barreto e Jonatas Barcelos, da Metal Leve Boston USA. O conteúdo transmitirá sobre o mercado americano de Light Steel Frame e porque ele cresce de maneira mais acelerada do que no Brasil. Conheça os tipos de obras mais comuns em Steel Frame, como são planejadas, as ferramentas e os materiais do aço ao acabamento. Inscreva-se!


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.