Atenção

Fechar

ABCEM

Notícias

Estrutura Metálica a serviço da saúde e do meio ambiente 31/01/2020


Velocidade, limpeza, logística apertada e a necessidade da não paralização dos atendimentos médicos no local fizeram do sistema metálico a melhor opção para remodelação e expansão de um dos prédios do hospital Nove de Julho, em São Paulo.

O hospital tinha quatro subsolos e dois andares acima do nível da rua e, para a expansão foram implantados quatro pilares de concreto com novas fundações e nestes foram montadas treliças de transição em aço para vencer os vãos entre eles e servir como base para os novos andares, onde foram implantados os pilares em aço perfil I. No local, foi montada uma laje como se fosse um pulmão para armazenamento de estruturas devido ao pouco espaço de canteiro na obra. 

As estruturas metálicas foram fabricadas enquanto a construtora fazia a parte civil, e a entrega das mesmas ocorreu de acordo com as fases de montagem, que são pré-estabelecidas ainda na parte de projeto. A fábrica da Codeme, associada à ABCEM, em Juiz de Fora, possui um pátio de 150.000 m², o que permitiu que todas as peças fossem loteadas de acordo com a fase de montagem.

Foram cerca de 340 toneladas de aço montadas em 81 dias, tudo isso sem paralisar os atendimentos do hospital e ainda com pouca geração de entulho e resíduos, colaborando com a construção sustentável.

Ficha técnica:

Ampliação do Hospital Nove de Julho

Material predominante:  USI-CIVIL-350, ASTM-A572 GRAU 50 e ASTM-A36
Fornecimento da estrutura de aço: Codeme Engenharia 
Tipos de estruturas usadas: Perfil laminado e soldado
Execução da obra: Alonso França
Conclusão da obra: Junho 2017 – escopo CODEME
Conclusão da obra: 2018
Local:  Rua Peixoto Gomide, 647 / 671
Data do projeto: Outubro 2016
Projeto Arquitetônico: Cavani Arquitetos
Área construída: 3.500m²
Projeto estrutural: Escritório Técnico César Pereira Lopes
Fotos: Divulgação CODEME


Voltar

Faça seu login

Não é cadastrado?
Faça agora seu cadastro no site da ABCEM e tenha acesso as inscrições online. O cadastro no site da ABCEM é gratuito, simples e rápido.

Quero me cadastrar