Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Estruturas metálicas com formato colmeia cobrem o Shopping Centro Sul em Sergipe ABCEM, 31/01/2020

Mais uma das tantas vantagens do uso do aço na construção civil, está comprovada na cobertura do Shopping Centro Sul, em Lagarto (SE). A versatilidade das telhas zipadas em isolamento face-felt permitiu um formato arqueado tipo colmeia.

A obra é composta tubos de seção retangular e circular, perfis laminados do tipo “I” e “L”, sendo estes no aço ASTM A36 e Terças galvanizadas do tipo “Z” no aço ZAR 345.

Foram 450 toneladas de aço. As peças foram transportadas em carretas com 12m a 15m de comprimento.

De acordo com o engenheiro Ricardo Almeida Oliveira, o maior desafio da obra foi a montagem das coberturas que tem seu formato arqueado formando uma “Colmeia”. “Durante a montagem foi necessário fazer um cimbramento para suportar o peso próprio das estruturas antes da conclusão de sua montagem, explica. O engenheiro destaca ainda que as estruturas metálicas permitiram a arquitetura desenvolver um projeto de cobertura bastante arrojado e com formato orgânico.

Ficha técnica:

Cobertura Shopping Centro Sul 

Local: Lagarto-SE
Projeto: Estrutural: Almeida & Oliveira
Fabricação e Montagem: Inusa Construções Metálicas
Tempo de execução: 04 meses 
Data do projeto: Junho/2019
Conclusão da obra: Maio/2020
Área construída: 15.000 m2
Fotos: Divulgação


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.