Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Experiências e aplicações foram tema do VIII Workshop de Galvanização a Fogo ABCEM, 21/11/2025

 

A ABCEM, por meio do seu diretor executivo, Ulysses Barbosa Nunes (à direita), participou do VIII Workshop de Galvanização a Fogo, que ocorreu dias 11 de novembro, no CREA-SP.

 

Realizado pelo ICZ (Instuto Cadeia do Zinco) e ABRACO (Associação Brasileira de Corrosão), o encontro teve como objetivo disseminar conhecimento técnico, esclarecer dúvidas de especificadores e apresentar cases reais que comprovam o desempenho do processo, reforçando sua importância para setores estratégicos como Mineração, Energia, Óleo & Gás, Agronegócio e Papel e Celulose.

 

 

Ao longo do dia, os participantes acompanharam uma programação ampla e diversificada, que combinou economia, legislação, mercado de zinco, inovações em processos e debates sobre sustentabilidade.

 

A abertura contou com a presença de Marcos Monteiro (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras), Zehbour Panossian (Conselho Deliberativo da ABRACO) e Ariane Gaspari Oliveira Souza (Presidente do ICZ), reforçando a importância institucional da galvanização para o país.

De acordo com o diretor executivo da ABCEM, Ulysses B. Nunes, o Workshop de Galvanização do ICZ e ABRACO foi uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos e de fortalecer o setor, contribuindo para a inovação, sustentabilidade e a consolidação de boas práticas na indústria.

Entre os principais tópicos apresentados ao longo do evento, destacaram-se:

  • Projeções econômicas para 2026, com Roberto Padovani, trazendo cenários macroeconômicos que impactam diretamente a indústria.
  • Reforma tributária e seus efeitos no setor, tema abordado por Helcio Honda, com foco em impactos regulatórios.
  • Tendências e dinâmica do mercado do zinco, apresentadas por Bruno Brito Bergamini, da Nexa Resources.
  • Aplicações globais da galvanização a fogo, com Martin van Leeuwen, da International Zinc Association.

As sessões técnicas aprofundaram estudos relevantes, incluindo o monitoramento de corrosão em estruturas expostas à atmosfera marinha por 18 anos (Brametal), avanços em processos mais sustentáveis de desengraxe e passivação (SurTec), controle de banhos de decapagem (Oxiprana), prevenção de falhas típicas de cubas industriais (W.pilling) e o panorama da galvanização na construção em aço (Protende ABS).

Também tiveram destaque:

  • Materiais e sustentabilidade, com Sandra Lúcia de Moraes (IPT);
  • Revestimentos com zinco e suas aplicações, com Christian Canales (bbosch Galvanização).

O painel “As Mulheres na Galvanização” reuniu profissionais que já ocupam posições de liderança técnica e operacional no setor, marcando um dos momentos mais simbólicos do evento ao reforçar o compromisso com a diversidade e com a representatividade feminina na indústria.

A programação foi encerrada com a Homenagem aos Pioneiros da Galvanização, Prêmio Brasil Galvanizado e coquetel de encerramento.

Por: Dayse Oliveira I Fotos: ABRACO

 


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.