Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Feicon 2023: ArcelorMittal apresenta casa sustentável com método construtivo inovador e soluções sob medida em aço Assessoria de Imprensa ArcelorMittal, 02/05/2023

A ArcelorMittal, líder mundial em aço e maior produtora do Brasil, marcou presença em mais uma edição da FEICON (maior evento da construção civil e da arquitetura da América Latina), de  11 a 14 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista. No encontro, a produtora de aço, que também é patrocinou o evento, apresentou suas soluções em construção civil com conceito sustentável e amplo portfólio de produtos premium, serviços e sistemas construtivos em seu estande.

A novidade da ArcelorMittal na edição 2023 foi a montagem de uma casa de 92 m² em seu estande na feira (espaço de 280 m²). A edificação utilizou o método construtivo e-co, iniciativa inovadora, com elevado nível de industrialização (construção off site) e inédita da empresa. O objetivo é facilitar o processo de construção de empreendimentos residenciais ou empresariais. "É importante esclarecer que a ArcelorMittal não vai vender casas, mas sim disponibilizar a partir de agora uma solução construtiva mais sustentável, inovadora, eficiente e tecnológica para nossos parceiros e clientes”, explica Everton Negresiolo, Vice-Presidente Comercial e Metálicos Longos Brasil da ArcelorMittal.

No estande da ArcelorMittal, o visitante contou com uma experiência completa. Além do método construtivo e-co aplicado em uma casa, houve games interativos, simuladores de produtividade e apresentação de soluções em aço ecoeficiente, XCarb, aços de alta resistência - AR, fôrma incorporada, Steligence, PAV Plus, Trelifacil, cursos, além de espaços para parceiros como Belgo Cercamento e Parceiro da Construção.

Mercado - O mercado da construção civil no Brasil e no mundo têm buscado obras mais produtivas, sustentáveis, com menor desperdício de material e soluções customizadas e concentradas no desempenho. A ArcelorMittal está atenta à tendência e focada em sistemas construtivos inteligentes para atender às necessidades dos clientes. O desenvolvimento dessas soluções, além de proporcionar ganhos ambientais e financeiros para os clientes, revelam uma maneira diferente de encarar o negócio, a partir da lógica de racionalizar – ou seja, vender melhor, pensando na aplicação dos produtos/serviços e fazendo uma análise da obra com foco do cliente. “A ArcelorMittal segue na vanguarda na criação de soluções completas, inovadoras e sustentáveis para a construção civil, tendo como premissa o desenvolvimento colaborativo, através de um ecossistema sólido e parceiros de referência no setor. O nosso lançamento é mais do que um modelo construtivo por abarcar todos os processos de construção. O visitante teve a oportunidade de simular a elaboração de uma casa - da escolha da estrutura até os acabamentos - com até dois pavimentos e que conseguimos entregar em apenas três meses”, completa Negresiolo. Com o projeto e-co é possível conferir soluções em aço para construção industrializada de concreto pré-fabricado, além de perfis conformados a frio, a fim de garantir maiores vãos livres para a casa. Os perfis dobrados são peças conformadas a frio de fácil manuseio, que garantem precisão dimensional e um acabamento perfeito para estruturas leves, resistentes e funcionais. 

Durante a FEICON, especialistas e parceiros da produtora de aço fosse aprofundaram também palestrantes em painéis, debates e mesas-redondas. Já os executivos se aprofundaram em construção modular, biblioteca Building Information Modelling (BIM), aplicações detalhadas para facilitar o trabalho dos profissionais da construção civil na hora de desenvolver seus projetos, sustentabilidade e aço de alta resistência (produto, projeto e aplicação). 

ArcelorMittal 50 S XCarb™ - O vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb™  foi um dos destaques da empresa na FEICON. Trata-se do primeiro produto da empresa - produzido na América Latina -  com alto percentual de material reciclado (100%) e 100% de energia renovável com baixa pegada de carbono. 

A solução pioneira ecoeficiente é produzida a partir de matéria-prima reciclada e energia renovável com baixa pegada de carbono no mercado brasileiro. Ela foi lançada pela produtora de aço em 2022 e é destinada a aplicações especiais em obras prediais, infraestrutura e na indústria da construção. O produto é o primeiro do portfólio nacional a garantir a redução das emissões de CO2 (redução da ordem de 60% das emissões, escopos 1, 2 e 3) em comparação com o vergalhão tradicional da empresa. A garantia ocorre por meio de declarações ambientais de produto que asseguram as informações com total transparência, com 100% de matéria prima reciclada na composição e 100% de energia renovável na produção. 

O produto foi desenvolvido em parceria com as unidades industriais de Piracicaba (SP) e Resende (RJ). A produção do novo vergalhão conta com a atuação direta da liderança comercial, Estratégia/ESG, Sustentabilidade, Tecnologia e Industrial, além das unidades de Piracicaba (SP) e Resende (RJ), e as áreas de Marketing, Inovação e Desenvolvimento de Produtos. O novo vergalhão já está em uso em projeto da Tegra Incorporadora, cliente da empresa e um dos grandes parceiros na elaboração de soluções em aço. O material é utilizado na construção do empreendimento misto Ária Higienópolis, em São Paulo. O prédio terá 27 andares e demandará cerca de 850t de aço. 

O vergalhão ArcelorMital 50 S - AR, aço de alta resistência mecânica com limite de escoamento mínimo de 700 MPA (40% mais resistente que o vergalhão padrão CA50/S), é outra solução em destaque no evento com diversas aplicações. Desenvolvimento pioneiro no Brasil que conta com a parceria da Cátedra Construindo o Amanhã - Aliança USP e ArcelorMittal. 

Açolab - A ArcelorMittal reservou espaço também para destacar a sua experiência com a inovação aberta e startups. Com mais de 19 mil conexões, o Açolab, laboratório de inovação, pioneiro no segmento e criado em 2018, estará presente na FEICON 2023, juntamente com algumas das startups com foco no setor da construção civil, investidas pelo seu fundo de investimentos, o Açolab Ventures. 

Um dos desdobramentos da atuação do hub foi o lançamento do Açolab Ventures, em 2021. O fundo de gestão está investindo mais de R$100 milhões, nos próximos três anos, em startups. A Aval Tecnologia foi a primeira empresa selecionada e também estará presente na FEICON. A sua plataforma de planejamento  e gestão de obras - Agilean - utiliza o conceito de Lean Construction, tecnologias como inteligência artificial, IoT (internet das coisas) e a metodologia BIM para otimização das obras. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra - em tempo real - por meio de dispositivos instalados no canteiro para aumento de produtividade e redução de desperdícios. A solução já tem sido utilizada com sucesso pelas principais construtoras do Brasil, trazendo redução de custo, de tempo e maior produtividade para o canteiro de obra. 

Outra construtech presente é a Modularis Offsite Building, que recebeu aporte no ano passado. O objetivo com a parceria é expandir e desenvolver novas soluções com foco na construção modular, criando um ecossistema que traga vantagens para os clientes. A Modularis já atua no mercado há mais de 10 anos, com mais de 80.000 m2 construídos e possui um portfólio de soluções que atendem aos mercados profissional, varejo e residencial. Uma vez fabricados, os módulos são transportados até local definitivo onde são encaixados e finalizados. 

Esse modelo construtivo vem ganhando espaço na construção civil em todo o mundo pois racionaliza a obra e acelera a entrega em até metade do tempo com economia significativa de materiais. Até o momento, o Açolab Ventures, que é gerido pela Valetec Capital, aplicou recursos em outras duas startups: Sirros (IoT) e Beenx (energia).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa ArcelorMittal


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.