Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Light Steel Framing: garantia de cases de sucesso ABCEM, 12/04/2021

Promissor no mercado da construção civil brasileira, o Light Steel Framing já faz parte dos projetos de engenheiros e arquitetos. A cada dia, cases de sucesso surgem com a crescente procura pelo modelo construtivo. 

Segundo a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall”, realizada em 2018 (ano base 2017), pela ABCEM em parceria com o CBCA e outras instituições, houve um aumento de 20% na quantidade de fabricantes de perfis para LSF e Drywall.

A pesquisa revelou que em 2017 foram empregados, para projetos e desenvolvimento do LSF, 2.798 colaboradores. No mesmo ano,  Light Steel Framing faturou com a fabricação de 58.959 toneladas, cerca de 275 milhões de reais. 

Esses dados apontam que, no Brasil, o Light Steel Framing segue em crescimento e, a cada ano, mais projetos são iniciados e finalizados. 

Cases de sucesso: aplicação do Light Steel Framing

Por apresentar ampla versatilidade, o steel frame contempla diversos projetos como construções residenciais e condomínios, fábricas e galpões industriais, escolas e alojamentos, entre outros. Veja alguns cases de sucesso com aplicação do Light Steel Framing:

Casa do Jardim - projetada pelo arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo, a construção possui área de 140m². Inteiramente construída em steel frame, o espaço faz apelo à sustentabilidade, característica marcante do LSF. O estilo arquitetônico da Casa do Jardim foi possível graças ao sistema construtivo Light Steel Framing que atende às necessidades dos clientes deixando os profissionais da área livres para suas criações. 

Fonte: Bimbon (2013).

Rio Media Center - construído para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, o pavilhão foi entregue em apenas 60 dias. A escolha do sistema construtivo Light Steel Framing garantiu que a construção ficasse pronta rapidamente com qualidade e desempenho esperados, além de reduzir os custos gerais do evento. O Rio Media Center aliou usabilidade, rapidez e arte ao desenvolver curvas remetendo aos traços de Oscar Niemeyer. 

Fonte: Projeto (2017).

Colina das Pedras - localizado em Bragança Paulista, São Paulo, esse é o primeiro condomínio vertical para habitação popular feito em steel frame no Brasil. A construção integra 13 blocos com 4 pavimentos, sendo 16 apartamentos por edifício. Segundo o responsável pela obra, a construção dos edifícios ficou pronta em 90 dias. Enquanto eram realizadas as fundações, a estrutura foi preparada em fábrica ao mesmo tempo. A precisão na montagem também garantiu agilidade ao desenvolvimento do projeto.

Fonte: Steel Frame Brasil Ltda (2017).

Lagoa Flat Hotel - localizado em Lagoa da Prata, Minas Gerais, a obra mistura o modelo construtivo Light Steel Frame e alvenaria. O LSF foi aplicado para a vedação externa de sete pavimentos. Os painéis de aço galvanizado foram disponibilizados pré-montados e a vedação foi realizada com um sistema em multicamadas, característico do steel frame. A versatilidade do LSF permitiu a construção de um restaurante no pavimento superior (rooftop), espaço marcante do hotel. 

Fonte: Booking.com (2021).

O avanço da construção civil brasileira e as tendências do setor abriram espaço para que o modelo Light Steel Framing ganhasse espaço. Engenheiros e arquitetos buscam inovações em projetos sustentáveis, ágeis e seguros, como o LSF. 

Os cases de sucesso apresentados configuram construções mais limpas, versáteis e, muitas vezes, com custo reduzido. 

Conhecer o universo da construção em steel frame é fundamental para inovar e buscar sucesso profissional na área. Nos dias 20 e 22 de abril, a ABCEM promove, de forma online, o segundo módulo do curso Básico de Light Steel Framing: entendendo o sistema construtivo. Aproveite essa oportunidade e desenvolva cases de sucesso com aplicação do Light Steel Framing. 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.