Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Manual Técnico de Telhas de Aço ABCEM, 01/12/2022

 

A ABCEM preza pelo desenvolvimento do mercado da construção metálica no Brasil, por isso estamos sempre divulgando as novas tecnologias e inovações do setor. Recentemente, atualizamos o Manual de Telhas de Aço que oferece informações sobre os materiais, acabamentos, projetos, aplicações e outros assuntos referentes à utilização das telhas para profissionais da construção civil. Acompanhe abaixo alguns dos temas que você pode conferir!

Especificação do aço para telhas e painéis

São abordados os requisitos da chapa de aço revestido e aço inoxidável, que englobam a norma brasileira de telha de aço - ABNT NBR 14513:2022:

  • Telhas com espessura nominal igual ou superior a 0,40 mm devem ser perfiladas a partir de chapas com limite de escoamento não inferior a 230 MPa;
  • Telhas com espessura nominal inferior a 0,40 mm devem ser perfiladas a partir de chapas com limite de escoamento não inferior a 550 MPa.

O aço revestido é moldado quando as duas faces da chapa da bobina recebem o banho metálico. Esse processo assegura que o revestimento tenha uma excelente aderência, buscando durabilidade para cada tipo de ambiente. Os tipos de revestimento que podem ser utilizados em telhas de aço e painéis são zinco, alumínio, silício e magnésio e, a escolha ideal varia de acordo com cada situação.

 

Revestimentos orgânicos das chapas

Trata-se da pintura das telhas, que não é usada apenas para melhorar a estética, mas também funciona como uma barreira efetiva entre o aço e a agressão natural do meio ambiente. Esse processo pode ser feito de duas maneiras: pré-pintura, quando a aplicação é feita na chapa de aço ainda em forma de bobina e pós-pintura, aplicado sobre o produto em sua forma final.

 

Tipos de telhas

As telhas simples, como são chamadas, são compostas por uma única chapa de aço e não possuem isolamento termoacústico. Elas se tornaram a solução mais utilizada em edificações industriais e comerciais. Confira abaixo, alguns tipos de telha e suas especificações:

  • Simples onduladas: formadas por uma sequência de ondas senoidais e indicadas para para coberturas com menor extensão cumeeira–beiral ou que tenham inclinação acentuada. Compõem muito bem projetos diferenciados por seu amplo leque de tonalidades;
  • Simples trapezoidais: formadas por uma sequência de trapézios, sendo um modelo versátil amplamente empregado em edificações industriais e comerciais de pequeno ou grande porte, pois tem alta resistência ao vento e boa capacidade de escoamento;
  • Telhas e bandejas para sub-coberturas: utilizadas como base para sistemas, como isolantes termoacústicos, mantas sintéticas ou outros perfis metálicos;
  • Arqueadas: curvadas em fábrica e utilizadas nas coberturas em arco, passarelas e correias transportadoras. É uma solução prática, econômica e com qualidade estética;
  • Curvas calandradas: produzidas a partir de telhas simples, onduladas ou trapezoidais, arqueadas em uma calandra.

 

Sistemas de cobertura

São divididos em sistema zipado, telhas fabricadas na obra com uma perfiladeira, ideais para grandes extensões que exigem um sistema de escoamento condizente; sistema roll-on, no qual estrutura e cobertura são integradas e compostas por vigas metálicas, que formam canais naturais para escoamento; auto-portantes, que combina a resistência do aço, a espessura da chapa e o design do produto para trazer um sistema de cobertura que dispensa a necessidade de uma estrutura de apoio intermediária, além daquela que formará os apoios nas extremidades das telhas; e termoacústicos, que são formados por mantas, ou painéis de lã de vidro, ou de lã de rocha e atuam como isolantes sonoros.

Transporte, armazenamento, montagem e manutenção

O transporte, armazenamento, manuseio e montagem de telhas e painéis adequado é essencial para a qualidade de uma cobertura ou fachada, por isso é importante atentar-se aos cuidados com o transporte, carga e descarga, local adequado de armazenamento, manutenção correta, considerando a exposição ao sol, à chuva, à poluição e às forças exercidas pelo vento e pela dilatação térmica, além de verificar a última versão do projeto antes de iniciar a montagem, conferindo se estão alinhados com a realidade da obra.

 

Quer saber tudo sobre o Novo Manual de Telhas de Aço?

A ABCEM Cursos promoverá um webinar com detalhes sobre o novo manual de telhas, no qual englobará todos esses tópicos com detalhes, além de recomendações para o sistema de cobertura do seu projeto. O curso acontecerá no dia 6 de dezembro de 2022, às 16h, de forma online, e será ministrado por Silvia Scalzo, Edson de Miranda e Eliana Taniguti, que abordará o cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck, em 2022.

O webinar é totalmente gratuito, você não pode deixar de participar! Para se inscrever, basta clicar aqui.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.