Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Medabil participa da construção de complexo logístico considerado um dos mais modernos do país ABCEM, 19/02/2021

A DP World Suzano inaugurou em novembro, na margem esquerda do Porto de Santos, o maior da América Latina, um complexo para movimentações de celulose. Considerado um dos mais modernos complexos de infraestrutura para movimentação de celulose do país, a obra conta com armazém de estrutura metálica de 35.000 m², com capacidade estática para mais de 150 mil toneladas da matéria-prima. E a Medabil Soluções Construtivas em Aço, associada à ABCEM, faz parte desta história. Foram cerca 3.000 toneladas de aço, fabricadas nas unidades de Serra e Nova Bassano (RS).

O complexo conta ainda com novo acesso e ferrovias para o recebimento de até dois trens simultâneos, com extensão de 1.600 metros cada, edifícios de apoio e área administrativa e, uma novidade, que são as pontes rolantes para movimentação de carga à distância. A ferrovia é uma alternativa eficiente e sustentável para o escoamento de cargas. A pêra ferroviária do terminal, em operação desde abril de 2020, permite o recebimento de cargas de celulose 100% pelo modal ferroviário.

De acordo com divulgação da Afonso França Engenharia, cerca de 190 km de estacas foram cravadas no mar a uma profundidade de 42 metros. Foram utilizadas em toda a obra, 2.200 toneladas de aço, 3.000 toneladas de estruturas metálicas, mais de 13.000 metros de tubulação hidráulica e 32.000 m³ de concreto. Além disso, o complexo possui um grande reservatório de água contra incêndio com 720 m³ de capacidade, desenvolvido com sistema de dobra dupla que tem mostrado eficiência no mundo todo.

Ainda segundo a Afonso França Engenharia, essa foi uma das maiores obras da sua história. Gigante, complexa, desafiadora, numa região com longos períodos de chuva, o complexo exigiu planejamento da equipe principalmente para atender o prazo, comprovando a competência da empresa para desafios de obras audaciosas como essa.

 

Ficha técnica

  • Nome: Projeto Vertere – DP World Suzano - Complexo para movimentação de celulose;
  • Local: Margem esquerda do Porto de Santos;
  • Estruturas Metálicas: Medabil Soluções Construtivas em Aço;
  • Quantidade de estruturas metálicas: 3.000 toneladas;
  • Execução: Afonso França Engenharia;
  • Prazo: 14 meses;
  • Fotos: Divulgação DP World/Medabil.

Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.