Às vésperas de completar 50 anos de atuação no mercado de soluções estruturais, a Metasa reforça seu protagonismo internacional ao integrar um dos projetos mais estratégicos do setor mineral na América Latina: a construção de uma planta de extração de lítio em Antofagasta, no Chile — região reconhecida mundialmente pelos elevados critérios sísmicos.
A iniciativa demandou precisão elevada de engenharia e resultou no fornecimento de mais de 6 mil toneladas de estruturas metálicas, desenvolvidas com rigor técnico e atenção a detalhes indispensáveis para garantir desempenho, segurança e durabilidade.
O maior desafio do projeto esteve no desenvolvimento das conexões metálicas. Cada ponto de ligação exigiu cálculos específicos para atender às cargas definidas pelo cliente, considerando não apenas o esforço estrutural, mas também a adequação às etapas de logística, transporte e galvanização. Em muitos casos, foram necessárias conexões robustas, desenhadas para conciliar alta resistência mecânica a uma montagem eficiente em campo.
O escopo contemplou estruturas para diversas edificações-chave do complexo industrial, como Envasado Secado, Centrífugas, Filtro de Prensa, Suporte Secador, Filtro de Vela, Hidrociclone, além de pipe racks e elementos complementares — grades, degraus e conjuntos 2D e 3D — desenvolvidos para facilitar o planejamento e a execução em obra.
Com engenharia aplicada, inovação e domínio técnico reconhecido no segmento metalmecânico, a Metasa reafirma sua capacidade de entregar soluções industriais de alta complexidade, dentro e fora do Brasil.
Por: Dayse Oliveira I Fonte e fotos: Divulgação Metasa