Atenção

Fechar

Notícias

Norma ABNT sobre pontes de aço e mistas vai para publicação ABCEM, 19/03/2020

A ABNT NBR 16694, norma de pontes de aço e mistas aço/concreto foi encaminhada para publicação, neste mês de março. A norma, que estabelece os requisitos para o projeto de pontes rodoviárias, foi elaborada Comitê de Estudos de Pontes de Aço, sob a coordenação do engenheiro Fernando Otoboni Pinho e do professor Zacarias Chamberlain, além de representantes dos fabricantes, consumidores, e entidades do setor, entre elas a ABCEM - Associação Brasileira da Construção Metálica.

Os trabalhos duraram seis anos e a norma ficou para consulta nacional on-line até dia 9 de janeiro de 2020, quando foi possível, sem qualquer ônus, acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site da ABNT.

O Comitê de Estudos de Pontes de Aço está inserido no ABNT/CB-002 - Comitê Brasileiro da Construção Civil, que atua na Normalização no campo da construção civil, no que concerne a edificações, compreendendo: terminologia; projeto de estruturas, independente do material da construção; organização de informações de projeto e construção; requisitos geométricos gerais para construção e elementos construtivos, incluindo coordenação modular e seus princípios básicos regras gerais para juntas, limites e tolerâncias; regras gerais para outros requisitos de desempenho de construção e sistemas construtivos incluindo a coordenação destes com os requisitos de desempenho; projeto de ambiente interno de novos edifícios e modernização de existentes visando a sustentabilidade (incluindo conservação de energia e eficiência energética). Ambiente interno inclui fatores térmicos, acústicos e visuais e qualidade de ar; projeto e execução de obras e serviços da construção, visando a segurança de trabalhadores; gerenciamento e custos da construção, incluindo estudos de viabilidade, orçamentos, organização do empreendimento, contratação, recebimento de obras e serviços; manutenção de edificações incluindo elaboração de manuais de uso e avaliação pós-ocupação. 


Voltar

Faça seu login

Não é cadastrado?
Faça agora seu cadastro no site da ABCEM e tenha acesso as inscrições online. O cadastro no site da ABCEM é gratuito, simples e rápido.

Quero me cadastrar