Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Nova diretoria da ABCEM toma posse ABCEM, 12/12/2018

Maior promoção das vantagens do uso do aço na construção civil é o foco dessa gestão

A nova diretoria da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), para o biênio 2018-2020, tomou posse, na sede da entidade, na quinta-feira (29 de novembro).

Os representantes dos diversos segmentos que foram escolhidos, dia 27 de setembro, são: presidente, Marino Garofani (Brafer); vice-presidente de Estruturas Metálicas, Horácio Alberto Steinmann (Metasa); vice-presidente de Coberturas Metálicas, Marcelo Mokayad (Isoeste); vice-presidente de Desenvolvimento de Mercado, Cleber Pereira (Gerdau); vice-presidente de Galvanização, Carlos Patrício (B.Bosch Galvanização); vice-presidente de Torres, Alexandre Schmidt (Brametal) e vice-presidente de Steel Frame, Heloísa Pomaro (Micura Steel Frame).

Discurso Marino Garofani

Na posse, o presidente reeleito Marino Garofani, agradeceu a presença de todos e fez um resumo das ações realizadas no biênio 2017-2018, que procurou atender às demandas dos associados. “Fizemos e vamos continuar fazendo um intenso trabalho de divulgação das vantagens das soluções construtivas em estrutura de aço. Ministramos cursos de aprimoramento e especialização para técnicos e engenheiros; realizamos pesquisas, em parceria com o CBCA, junto aos fabricantes de estruturas, telhas e steel frame. Produzimos estatísticas que refletem a atividade da construção em aço”, destaca.

A colaboração e a participação da ABCEM no Manual da Construção Industrializada, em estudos econômicos, na luta pela isonomia tributária da construção em aço com a construção em concreto e alvenaria, no fornecimento de elementos para a elaboração do Caderno de Estruturas Metálicas do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil da Caixa Econômica Federal e IBGE, em reuniões e grupos de trabalho junto a  entidades do setor, bem como os encontros dos associados com técnicos do BNDES  para facilitar a concessão de financiamentos, também foram algumas das atividades citadas pelo presidente reeleito Marino Garofani.

Na oportunidade, Garofani falou ainda que o já tradicional Construmetal 2019, feira e congresso da construção em aço, está com novas bases e formato e, agora conta com a parceria do grupo UBM, líder mundial em eventos no setor da construção. “A UBM fará a coordenação do evento e a venda dos estandes, enquanto a ABCEM ficará responsável pela realização do congresso”, explicou.

Diretoria ABCEM

O presidente da ABCEM agradeceu também aos participantes da gestão anterior, que o ajudaram a colocar em ordem as finanças da entidade, que ainda enfrenta a escassez de recursos. “Um agradecimento muito especial à Catia Mac Cord, que tem contribuído de forma extraordinária com ideias e informações e, ao diretor de Galvanização, que se tornou diretor executivo, Ulysses Nunes, pela contribuição que está sendo fundamental para a própria existência da ABCEM e para a sua continuidade”, finalizou.

Para Ulysses Barbosa Nunes, participar da ABCEM é uma honra.  “Lutamos para fomentar o uso do aço na construção civil, como um todo. Nosso intuito é fortalecer o setor, divulgando suas vantagens de custo, benefício, estética, tecnologia, entre outras. Digo a esta nova diretoria, aos associados e ao setor em geral, que podem contar comigo no que for preciso”.

Segundo o vice-presidente de Estruturas Metálicas, Horácio Alberto Steinmann (Metasa), a ideia, para promover ainda mais o uso do aço na construção civil, é mostrar que a construção em aço, primeiramente é sustentável, agrega inovação e praticidade. “A arquitetura, cada vez mais arrojada é muito bem acompanhada pelo aço permitindo vasta utilização e desempenho dentro da melhor engenharia”, explica.

Ainda de acordo com Steinmann, há sinais de bons ventos nas áreas de mineração, siderurgia, papel e celulose. “O óleo e o gás, infra-estrutura e energia terão, com certeza, um futuro promissor no novo governo federal. A construção civil será puxada por toda essa economia”.

Steinmann acredita que com a saída do país desta crise, conforme elencado acima, as empresas deverão retornar à Associação para terem todos os tipos de informações, sejam técnica, científica, política, entre outras.

Já para o vice-presidente de Coberturas Metálicas, Marcelo Mokayad (Isoeste), a idéia é, antes de mais nada, através da ABCEM, buscar e levar conhecimentos e tecnologia aos profissionais que trabalham na construção civil sobre os benefícios e possibilidades que as coberturas metálicas podem apresentar. “Existe uma série de benefícios que ainda não são devidamente conhecidos, tais como a sustentabilidade, a flexibilidade, a resistência ao fogo e o isolamento térmico”, afirma.

De acordo com vice-presidente de Torres, Alexandre Schmidt (Brametal), já  está sendo discutido em reuniões, um plano de ação para  executar vários projetos que busquem maior promoção do uso do aço. “Na reunião da semana passada, foram discutidos alguns pontos, novas ideias. Vamos amadurecer esse novo plano e implementar ações para os próximos dois anos”, disse.

E, como vice-presidente de Torres, pretende buscar mais parceiros que são participantes de uma concepção, construção, da uma Linha de Transmissão de Energia Elétrica, no país. “Então você tem os produtores de cabos, de acessórios, construtores. Vamos tentar atrair toda a cadeia produtiva da rede de transmissão, para fortalecer Associação”, finaliza.

Objetivando dá maior visibilidade para o setor, a vice-presidente de Light Steel Frame, Heloísa Pomaro (Micura Steel Frame), já tem planejamento. “Vamos ampliar as ações dentro da cadeia da construção metálica, com presença mais atuante junto às construtoras, profissionais e associações de classe, com foco na modernização através desses temas construtivos e seus processos”.

Fazem parte dessas ações, segundo Heloísa, palestras informativas, cursos de capacitação e apoio às iniciativas que difundem o sistema Light Steel Frame, bem como o trabalho com alunos de Arquitetura e Engenharia.

Logo após a cerimônia de posse, ocorreu no Restaurante NB Steak Faria Lima, a confraternização anual da ABCEM.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.