Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Passarelas Metálicas no Hospital São Camilo ABCEM, 13/11/2019

A Zanettini Arquitetura Planejamento e Consultoria projetou o plano diretor do Hospital São Camilo – Unidade Pompéia (Blocos 1 (Avenida Pompéia), Bloco 2, no Miolo da Quadra, Bloco 3 voltado para a Rua Tavares Bastos e, o Bloco 4, em continuidade do Bloco 2, voltado para a Rua Barão do Bananal e o Bloco 5.

Como o Bloco 5 está localizado no terreno na quadra fronteira, da Rua Barão do Bananal, mas separado por esta via, foi incorporado ao plano diretor, integrando-o aos demais blocos,  por meio de duas passarelas metálicas: uma situada no 1° pavimento dos blocos 4 e 5 e a segunda no 6° pavimento dos mesmos. A integração foi completada por um túnel subterrâneo sob a Rua Barão do Bananal no 3° subsolo conectando garagens, instalações e serviços.

Tendo em vista que as unidades foram executadas em épocas diversas, foram propostos sistemas construtivos e materiais que mesmos diversos contribuíssem para a integração de um todo harmonioso. Diante disso, numa primeira atitude, a Zanettini Arquitetura adotou sistemas construtivos industrializados de concreto pré-moldado nas fachadas do Bloco 4 e sistemas construtivos em aço e painéis unitizados de alumínio e vidro laminado nas fachadas do Bloco 5 e nas passarelas.

As passarelas foram estruturadas com treliças metálicas, pela necessidade de vencer no 6° andar, 32 metros de vão livre e do 1° pavimento por necessidade construtiva, pois o lado do Bloco 4 se alarga, com 2 apoios distantes de 17 metros.

A passarela do 6° andar com vão total, apoiadas diretamente nas fachadas dos Blocos 4 e 5, foi concebida com duas treliças paralelas laterais da passarela.

Já a passarela do 1° pavimento já concebida como original nas etapas devidas foi parcialmente concebida com pilares juntos as divisas frontais dos 2 edifícios.

Os fechamentos das laterais foram em painéis de vidro laminado, pisos de lajes pré-moldadas e coberturas de chapas de alumínio, pisos de granito, forro de gesso e instalação de iluminação e ar condicionado.

Como as passarelas se situam numa área de grande movimento e foram produzidas industrialmente, vieram prontas e com as pinturas de acabamento, a do 6° pavimento com 32  metros e a do 1° em três partes: o vão central de 17 metros e as laterais de 8+7. Como consequência foi solicitado o bloqueio da Rua Barão do Bananal, na quadra que se transformou num canteiro de obras e onde as mesmas já montadas foram depositadas. No mesmo foi instalado um guindaste que as alçou aos pavimentos indicados. O canteiro continuou para fechamento das mesmas com painéis de vidro laminado e colocação das coberturas e pisos.

O uso do aço era a única possibilidade possível de ambas virem prontas e já acabadas em fábrica para sua posterior montagem sobre uma via pública.

A integração dos blocos por meio das passarelas levou em torno de 8 meses (fabricação, montagem das estruturas e a realização dos acabamentos).

O partido arquitetônico continuou a atender as necessidades do 6° pavimento, integrar funcionalmente o setor de internações e nos primeiros o Pronto Socorro e no Bloco 5 os setores de reabilitação física e ortopedia.

Segundo a Zanettini Arquitetura, o conjunto de ações planejadas implicou num novo espaço urbano que integrou as entradas principais, organizou os principais fluxos de pedestres e veículos e integrou o lugar ao meio ambiente com arquitetura e paisagismo marcantes.

Ficha técnica
Projeto de Arquitetura: Zanettini Arquitetura Planejamento e Consultoria Ltda
Arquitetos:
- Siegbert Zanettini
- Thais Barzocchini
- Natalia B. Malateaux
- Carla Andrade Silva
- Alessandra C. Salado
- Engenheiro Ernani R. Moura
Cálculo Estrutural: Jorgeny Catarina Gonçalves
Fábrica da Estrutura Metálica: Roma Construções Metálica e Comércio
Execução e Montagem: JZ Engenharia

Dados da obra
Quantidade de Aço:
23.700 mil quilos - passarela do 1° pavimento
26.900 mil quilos - passarela do 6° pavimento  
Tipo de aço:
ASTM A572 - GRAU 50 laminado
ASTM A 36 laminado
Pintura: Ambiente urbano com jateamento

Fotos: Zanettini Arquitetura


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.