Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Prédio erguido em estruturas metálicas promete mudar cenário das lojas de iluminação da Rua da Consolação, em São Paulo ABCEM, 03/09/2020

Foram 70 toneladas de aço, fabricadas e montadas pela PlanMetal Estruturas Metálicas, em apenas 30 dias, com lajes steeldeck.

A estrutura metálica foi a opção escolhida pelos arquitetos da Alvorada Arquitetura e também pelo arquiteto e proprietário do prédio da sede da IPEL, uma tradicional loja de iluminação que atua há mais de 20 anos em São Paulo, na Consolação.

Fábio Guzzo, da Alvorada Arquitetos, explica que desde o começo do projeto, o cliente manifestou vontade de executar a obra com estrutura em metálica. “O projetista estrutural chegou a fazer algumas simulações em concreto armado e estrutura mista, mas o cliente reafirmou sua opção pela estrutura metálica, por entender tanto o apelo estético quanto maior facilidade construtiva para o lote em questão”.

Foram 70 toneladas de aço, fabricadas e montadas pela PlanMetal Estruturas Metálicas em apenas 30 dias, com lajes steeldeck. 

Para a Construtora Macmenge, a principal vantagem da construção em estrutura metálica é a agilidade na montagem e um cronograma mais enxuto, que permite a execução dos outros serviços imediatamente após a conclusão da montagem, proporcionando uma obra seca, organizada e limpa com ganho de produtividade e segurança para todas as equipes envolvidas.

Segundo Fábio Guzzo, a principal característica do partido arquitetônico foi criar um térreo como se fosse uma extensão da calçada, convidando o cliente a entrar e circular no espaço. “O térreo basicamente é o acesso de circulação vertical do projeto e estacionamento ao fundo. O projeto em si desenvolve-se a partir de um vazio central que por si delimita os ambientes do projeto além de trazer qualidade paisagística, por tratar-se de um jardim vertical. No segundo andar, também foi concebida uma praça descoberta para descanso e estar”, explica.

“A inspiração para esse projeto foi dar novos moldes a uma empresa tradicional de iluminação da rua da consolação, a IPEL, que com o novo projeto busca atualizar e modernizar seus serviços e produtos, marcando assim o início de uma nova fase de atuação”, diz Guzzo.
São 850 metros quadrados de área construída, erguida em apenas 30 dias. O terreno escolhido foi de 7x50m, onde anteriormente funcionava um estacionamento e uma academia.O prédio compreende:estacionamento nos fundos, entrada de pedestres junto à calçada, com elevador. São dois níveis de loja, com um vazio central. Uma praça descoberta no segundo andar abrigará mostruário de iluminação externa e servirá como espaço de descanso para os visitantes e funcionários.

De acordo com o arquiteto, o grande desafio foi o terreno encontrar-se na movimentada Rua da Consolação, e possuir apenas 7 metros de largura, o que dificulta a entrada de maquinários e organização do canteiro de obra.” A estrutura metálica atendeu muito bem este quesito, pois a fabricação das peças se deu externamente à obra, e não in loco, além de rapidez, limpeza e precisão”.

“Foi criada uma logística para que caminhões pudessem parar dentro da obra para fazer o içamento das peças e também para concretar as lajes. A obra também ganhou agilidade ao ser projetada com steel deck, o que dispensou escoramentos de formas e consequente dificuldade em disparar frentes de obra”, conclui Guzzo.

O projeto de arquitetura levou em consideração estudo computacional de insolação específico para o lote. As aberturas de caixilharia foram pensadas para otimizar a iluminação natural e ventilação. A maioria dos caixilhos possui abertura maximar, e foi pensada ventilação cruzada. A fachada frontal contará com uma segunda pele em chapa perfurada que serve como brise, evitando a incidência solar direta e fazendo com que o ar saia pela parte superior da edificação. O projeto conta também com resfriamento mecânico caso seja necessário.
A estrutura metálica foi deixada sempre que possível aparente, tanto no interior quanto no exterior da loja, possibilitando uma leitura do sistema estrutural. Dentro da loja o teto em steel deck ficará aparente em alguns trechos.
 
Pensando no meio ambiente e, mesmo que sem necessidade legal para este lote, a Alvorada Arquitetura projetou um reservatório de reuso de águas pluviais. “O sistema de climatização escolhido proporciona economia de energia elétrica ao longo do tempo. A iluminação será majoritariamente em LED, o que reduz o consumo de energia. “Em termos paisagísticos, foi feito projeto específico (Lá Fora Paisagismo) para trazer a presença de vegetação ao projeto, como, por exemplo, um painel verde e uma praça descoberta”, finalizaGuzzo.
 
Assista ao vídeo clicando aqui.
 
Ficha técnica:
 
  • Nome da obra: IPEL Iluminação
  • Local: Rua da Consolação, 2259 - Consolação, São Paulo - SP
  • Projeto arquitetônico: Alvorada Arquitetos 
  • Data do projeto: junho de 2017
  • Área construída: 850 m²
  • Fabricação e Montagem: PlanMetal estruturas metálicas
  • Construtora: Macmenge
  • Peso: 70 toneladas
  • Conclusão da obra: previsão novembro 2020
  • Tempo de execução: 30 dias úteis
  • Lajes: steeldeck
  • Cobertura: laje impermeabilizada
  • Fotos e filme:Divulgação PlanMetal e Alvorada Arquitetura
 
PlanMetal - A PlanMetal atua no mercado desde 1992, com o mesmo telefone e CNPJ, realizando projetos, fabricação e montagem de estruturas metálicas. Possui uma fábrica própria, e uma vasta experiência garantida pelas parcerias e clientes adquiridos ao longo de sua trajetória. O portfólio da empresa está repleto de obras dos mais diversos tipos, para os mais diversos setores.
 
Graças ao Sistema Aberto de Gestão de Empreendimentos Metálicos (SAGEM), desenvolvido exclusivamente pela PlanMetal, a empresa garante atendimento personalizado a seus clientes através de um sistema que integra a PlanMetal e os clientes durante todas as etapas da obra, desde o projeto, fabricação, até a montagem. O SAGEM, através da sistematização de processos e eleição de prioridades, funciona também como um guia de gestão de processos para execução de obras de estruturas metálicas com rapidez, economia e qualidade, com a garantia de atingir os resultados esperados.
 
Alvorada Arquitetos – Elenice Teixeira e Fabio Guzzo foram os arquitetos responsáveis por realizar o projeto completo de arquitetura da loja, desde o estudo inicial de áreas, concepção, até o detalhamento executivo. Também fizeram a coordenação e compatibilização dos projetistas complementares. Possuem 14 anos de experiência com projeto de arquitetura e obra.
 
Mecmenge Engenharia -A Macmenge Engenharia foi responsável pelo gerenciamento e execução da obra da Rua da Consolação 2265, e Marco Meneghetti, engenheiro mecânico e civil, foi o responsável técnico. 

Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.