Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Presidente do conselho Deliberativo da Metasa recebe título por investir no desenvolvimento local e regional de Passo Fundo (RS) Comunicação Digital/CMPF, 26/10/2021

 

O presidente do Conselho Deliberativo da Metasa S/A, Antônio Roso, recebeu, em agosto, em sessão solene, na Câmara Municipal da cidade, o título de Cidadão Honorário de Passo Fundo (RS). A homenagem somente é concedida pela Câmara Municipal às pessoas não nascidas em Passo Fundo e que, comprovadamente, realizaram algo pelo desenvolvimento da cidade. É o caso de Antônio Roso, natural de Vila Maria e que se tornou o 144º Cidadão Honorário, dentro dos 164 anos de Passo Fundo, pelo empenho e coragem em investir e contribuir para a cidade chegar ao patamar que está hoje.

De autoria, do vereador Ronaldo Rosa, a homenagem aprovada em 2019, com solenidade agendada e adiada para 2020 por conta da pandemia do Covid-19, ocorreu respeitando as ações preventivas de segurança sanitária e contou com a presença a do vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes e do prefeito do Município de Marau, Iura Kurtz.

Na oportunidade, o presidente da Câmara, vereador Rafael Colussi (DEM), reforçou a motivação da proposição, destacando a importância da trajetória empresarial do homenageado, para o desenvolvimento local e regional. “Antônio Roso é exemplo de dedicação à comunidade, em especial, para as pessoas que desejam empreender e, por isso, é uma grande honra realizar esta justa homenagem, reconhecendo e valorizando sua importante atuação para o desenvolvimento das áreas de indústria e comércio, que impulsionaram e fortaleceram a economia de Passo Fundo e Região. Nosso agradecimento por tudo o que fez, faz e vai continuar fazendo por nossa cidade”, salientou.

“Uma distinção mais do que merecida para um dos empresários mais renomados, não só do estado do RS, mas do país, que saiu jovem da colônia e se revelou um grande empreendedor, graças a sua coragem de encarar o desafio de investir, mesmo sabendo de todos os riscos e variações que a economia pode apresentar”, destacou o vereador Rosa, enfatizando sua satisfação de poder prestar essa homenagem. Ele agradeceu ao empresário por escolher Passo Fundo, dentre tantas outras cidades, para investir, gerar emprego e renda. “Nosso muito obrigada, de coração, pois hoje, muitas pessoas que tem trabalho e comida na mesa, é graças às empresas que fundou e aos empregos que gerou e é por essas pessoas que prestamos essa homenagem, com o pedido de que siga escolhendo Passo Fundo, que é uma cidade que merece, que vai crescer cada vez mais e quem investir aqui também vai ter o seu retorno, não só financeiro, mas também de viver numa cidade que é acolhedora e que realmente proporciona felicidade para aqueles que aqui investem”, agradeceu Ronaldo Rosa. 

Logo em seguida, para concretizar e perpetuar a homenagem, foi realizada a entrega da placa, concedendo título ao homenageado Antônio Roso.

O presidente da Metasa agradeceu a honraria, e relembrou um pouco da sua história, destacando “o apoio da família que sempre esteve ao meu lado, nos momentos bons e ruins, e por ter encontrado meus sócios e parceiros que me completaram, porque nada se faz sozinho”. Avaliando sua vida empreendedora, Roso destacou: “sempre fui inquieto demais, com meu espírito inovador, muitas vezes arrojado demais, mesmo com algumas dificuldades que a vida me impôs, mas sou grato por tudo e espero continuar contribuindo com essa cidade”, finalizou.

Antônio Roso

Natural de Vila Maria (na época distrito de Marau), Antônio Roso começou sua trajetória como feirante aos 17 anos, tornando-se um dos empresários mais respeitados no Estado e reconhecido em todo o País.

Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Roso não atuou na área, pois logo, junto com um grupo de empreendedores marauenses, fundou, em 30 de dezembro de 1975, uma fábrica de esquadrias metálicas, hoje a Metasa S.A. Indústria Metalúrgica. Ela é considerada por especialistas do setor uma das maiores empresas do Brasil na produção de soluções de engenharia, fabricação e montagem no ramo de estruturas metálicas nos segmentos de Óleo e Gás, Petroquímica, Siderurgia, Mineração, Infraestrutura, Papel e Celulose.

Sua história com Passo Fundo iniciou em 1997, através da instalação da Metasa - Divisão Agrícola, a qual teve grande importância para o desenvolvimento da atividade e sua cadeia de fornecedores. Em 2004, a Metasa Agrícola foi vendida para a Kuhn S/A. Já, em 2007, vislumbrando o mercado futuro e as energias renováveis, participou da criação e fundação da BSBIOS, uma indústria de produção de biodiesel, hoje uma das maiores empresas do ramo no Brasil.

Recentemente, entre um dos grandes projetos entregues ao município está o Passo Fundo Shopping. Inaugurado em 2018, o Passo Fundo Shopping é considerado o maior e mais moderno Shopping do interior do Estado, gerando mais de 1.200 empregos com mais de 170 lojas em mais de 75.000m² de área. 

Roso também integra a incorporadora Innovar, que atua na área imobiliária em todo o estado, entregando a Passo Fundo o bairro Reserva São Cristóvão e ainda participa de um projeto de Plataforma logística, em andamento na BR-285. Ele participa ainda do cenário político-empresarial como membro de diversas entidades, fomentando o desenvolvimento do setor industrial no estado. Integrou por mais de três décadas as diretorias da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI, Serviço Social da Indústria (SESI), Associação Comercial Industrial de Marau (ACIM) e de Passo Fundo (ACISA) e Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM). Foi vice-presidente da FIERGS e conselheiro na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre os títulos já recebidos por Antônio Roso destacam-se os prêmios: O Homem do Aço, Mérito Industrial, Leão de Ouro e Medalha Farroupilha, todos em âmbito estadual.

Fonte e foto: Comunicação Digital/CMPF


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.