Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Primeira ponte em aço do Brasil: atravessando séculos ABCEM, 09/04/2019

Em 1857 foi construída, o que acreditamos seja a primeira ponte de aço no Brasil, que é a ponte de Paraíba do Sul. Localizada no município de São Fidélis (RJ), liga o distrito sede ao 2º distrito (Ipuca).

Com vão de 30 m em treliça arqueada, com largura de 6 m, a primeira ponte em aço foi construída pelo Barão de Mauá, sendo fundida em estaleiro na Ponta de Areia em Niterói, sob a supervisão de engenheiro inglês Dadgson. Sua estrutura é constituída externamente por vigas metálicas que servem de apoio para a laje de concreto armado do tabuleiro. Estas vigas são formadas por um sistema bastante complexo.

Esta obra de arte, que atravessa séculos, foi tombada em dezembro de 2002. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Inepac (Instituto Estadual de Patrimônio Cultural), Sérgio Linhares Miguel de Souza, sua importância provém do valor histórico e arquitetônico existente no bem, o qual remete a uma era de industrialização, em que o uso de novos materiais, como o ferro e o aço foram empregados em larga escala. “O mundo vivia a segunda etapa da Revolução Industrial. Tal processo refletia nas construções, mesmo em países onde a indústria local encontrava-se em estado inicial, é possível perceber a influência deste momento histórico”, explica.

Atualmente a ponte não é utilizada para o transporte de automóveis, porém a passagem de pedestres ainda é permitida. Posterior ao tombamento, pequenos reparos foram realizados em 2015. Neste período, ocorreram intervenções em pontos atacados pela corrosão, recuperando alguns trechos das lajes em concreto armado dos passeios da ponte e tabuleiro. Também foram instaladas luminárias de luz branca em toda a extensão da ponte.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.