Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Projeto desenvolvido pela Gerdau contribuiu para melhoria de qualidade da produção de espiras de fio-máquina na usina Ouro Branco Gerência Geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, 19/03/2023

Iniciativa foi destaque em prêmio nacional

Colaboradores da Gerdau de Ouro Branco na premiação da 10ª edição do Grande Encontro realizada pela União Brasileira de Qualidade

Um projeto desenvolvido por colaboradores da Gerdau de Ouro Branco, a maior usina da Gerdau no mundo, contribuiu para a melhoria da produção de fio-máquina na unidade e trouxe ganhos importantes para a empresa. Entre os resultados obtidos com a iniciativa estão a redução de 64% de perdas por má formação, se comparado ao mesmo período de 2021, o que nos trouxe um retorno estimado de R$ 1 milhão de reais, associado ao aumento de ritmo e redução das paradas por embolamentos.

O projeto ainda foi premiado durante a 10ª edição do Grande Encontro – Equipes de Alta Performance 2002, realizada pela UBQ (União Brasileira para a Qualidade) com o tema “Redução de perdas por má formação de espiras de fio-máquina em bitolas finas laminadas em alta velocidade”. O case conquistou o terceiro lugar na categoria GMC (Grupo de Melhoria Contínua) e pelo segundo ano consecutivo a Gerdau ficou entre as três empresas finalistas. Além da Gerdau, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e Vale, respectivamente, também foram premiadas na categoria.

Ao todo 38 projetos foram desenvolvidos por empresas de vários setores, como mineração, produtores de aço, alimentícios, agronegócio e automobilístico. As práticas foram apresentadas por meio de vídeos, nos dois primeiros dias de evento. Nove projetos foram premiados em três categorias – LEAN (Projetos Lean Manufaturing), CCQ (Círculo de Controle de Qualidade) e GMC (Grupo de Melhoria Contínua).  

Os projetos LEAN são focados em redução de desperdícios. Os CCQ são de menor complexidade, na maior parte das vezes conduzidos somente pelo público operacional e os do grupo GMC, são projetos de alta complexidade, com metas muito desafiadoras.

Para o gerente técnico de Excelência Operacional, Wellington Carvalho, estar entre os três primeiros colocados mostra que a empresa está no caminho certo. “Estamos fazendo bem uma parte fundamental de todo o modelo de gestão que é a prática da melhoria, trazendo resultados realmente diferenciados a partir desse projeto muito bem conduzido”, destaca. “E, ainda, nos enche de orgulho sabermos que estamos entre os três primeiros, porque vimos as grandes empresas que disputaram o prêmio conosco. Isso é motivo de grande satisfação”, comemora. 

Autor: Assessoria de Imprensa Gerdau / Imagem: Divulgação Gerdau


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.