Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Projeto em aço supera desafios e ganha prêmio ABCEM, 14/10/2019

Projetar o próprio espaço de trabalho, equilibrar o programa de necessidades, encaixar orçamento e criatividade, atender à necessidade de uma área livre para  estacionamento no térreo foram alguns dos desafios enfrentados pela MMA Studio para projetar a construção do seu próprio escritório de arquitetura, em Curitiba (PR). O projeto foi o vencedor da categoria “Edificações”, do Prêmio ABCEM 2019.

Segundo o arquiteto Maurício Melara, responsável pelo projeto e pela MMA Studio, a localização da obra na região central, área de intenso movimento que exigia o térreo livre para estacionamento, somadas às características do partido arquitetônico, que buscava a leveza do volume superior composto por grandes balanços e aberturas, tornaram a edificação ideal para a aplicação da estrutura metálica. “Além de se adequar perfeitamente às ideias propostas, a velocidade de execução de estrutura metálica em relação a convencional foi fator determinante na decisão de optar-se pelo uso do sistema estrutural metálico pois o escritório poderia estar em funcionamento muito antes do esperado para construções convencionais em alvenaria”.

As árvores da rua com mais de 15 metros de altura também foram  mais um dos desafios superados pelo uso de estruturas metálicas. Nesse contexto, o piso foi elevado a sete metros da cota da calçada. O único pavimento do projeto ficou um pouco abaixo das copas, na altura dos galhos. O uso total do potencial construtivo do lote foi necessário, pelas suas dimensões e medidas. “Os recuos laterais faziam com que os pilares atrapalhassem a melhor ocupação do estacionamento, então decidimos incliná-los na forma de cavaletes”, diz Melara.

O contraventamento metálico em X da estrutura serviu como apoio para fixação dos painéis. Para o hall de entrada, foi trazido um pouco de verde da rua. De um lado um jardim vertical com irrigação automatizada com as águas fluviais e cisterna aparente, de outro uma jabuticabeira transplantada já em seu tamanho adulto. A estrutura metálica é modular e foi calculada para ser o mais leve possível sem abrir mão da altura e do balanço de seis metros. A cobertura também metálica, possui fechamento em telhas termo acústicas e ficam aparentes por dentro, assim como toda a estrutura, contribuindo para o visual industrial buscado no projeto, executada com inclinação necessária para receber painéis fotovoltaicos.

As vedações laterais são em chapas cimentícias, chapas de gesso e esquadrias com vidro. A laje suspensa foi concretada sobre painéis metálicos tipo “steel deck”. O piso de concreto ficou aparente e recebeu uma camada química invisível para proteção. Paredes leves de drywall e o mobiliário feito de materiais reutilizados permitem flexibilidade na ocupação dos 144 m2 de área útil edificada. A integração com as edificações vizinhas pesou nas decisões do projeto, de um lado uma residência térrea e de outro um edifício de seis pavimentos. A escala certa para o volume da caixa foi a cota intermediaria entre as alturas do entorno. Tendo como partido arquitetônico o nível do piso, o uso do térreo e o sistema estrutural o projeto tomou sua forma naturalmente.

Ficha técnica

Nome do projeto: Escritório de arquitetura
Nome do escritório:
Mauricio Melara Arquitetura - MMA Studio
Proprietário da edificação:
Maurício Melara Arquitetura e Urbanismo LTDA., R. Padre Anchieta, 64 - Curitiba, Paraná
Autores do projeto estrutural: Paulo Thá – Tecmetal (R. Arthur Martins Franco, 1550 – Curitiba, Paraná)
Arquiteto Responsável: Mauricio Melara
Localização: R. Padre Anchieta, 64 - Curitiba, Paraná
Data de conclusão: 2018
Área do terreno: 352,00m²
Área construída:
311,40m²
Área útil edificada:
144,00m²
Número de pavimentos:
térreo e superior

Fornecedores:
Estrutura:
Tecmetal (R. Arthur Martins Franco, 1550 – Curitiba, Paraná)
Elétrica e Hidráulica: Vectra Engenharia (R. Dep. Estéfano Mikilita, 125 – Curitiba, Paraná)
Automação: Uizzy Intuitive (R. Comendador Araújo, 268 – Curitiba, Paraná)
Policarbonato: Engepoli (R. Maria Geronasso do Rosário, 106 – Colombo, Paraná)
Iluminação: RBC Iluminação (R. Desembargador Motta, 912 – Curitiba, Paraná)
Piso do Estacionamento: Azul Argamassas e Concretos (BR 116, km 124,3 – Fazenda Rio Grande, Paraná)
Piso de Concreto: Thalassa (R. Willian Booth, 387 – Curitiba, Paraná)
Ar condicionado: Total Clima Climatização (R. Cláudio Manoel da Costa, 402 – Curitiba, Paraná)
Elevador: Elev Comércio e Manutenção de Elevadores (R. Pedro Caetano Munhoz Folador, 454 – Curitiba, Paraná)


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.