Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Promovendo o uso da construção metálica no Brasil ABCEM, 18/09/2019

Há 45 anos nascia, em São Paulo, na Avenida Faria Lima, a Associação Brasileira da Construção Metálica - ABCEM, concebida quando do lançamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento. O II PND (1975-1979) baseou-se no apoio à indústria de base (bens de capital, bens intermediários e insumos básicos), e centrando-se em 4 pontos, sendo um deles a realização de grandes investimentos pela empresas estatais para   produção de aço, alumínio, zinco, carvão, bauxita, cobre e minério de ferro (Projeto Carajás).

A Associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega nacionalmente os fabricantes de estruturas e de coberturas metálicas de aço, as empresas de galvanização a fogo, e escritórios de arquitetura e projeto de engenharia. Entre os patronos da Associação estão as principais empresas produtoras de aço e fornecedores de parafusos e fixadores, de softwares, de máquinas e equipamentos.

Dentro do objetivo de promoção e o desenvolvimento do mercado da construção metálica no Brasil, a ABCEM nestes 45 anos de trabalho em prol do uso do aço criou a Revista Construção Metálica (1991), e promove a cada dois anos o maior congresso brasileiro do setor, o CONSTRUMETAL, que em agosto de 2019, concluiu sua 8ª edição. Realiza estudos e pesquisas sobre a produção, mercado e suprimentos do setor; defende os interesses dos seus sócios, atuando como representante do setor junto a órgãos estaduais e do governo federal, a concessionárias de serviços públicos, a entidades de classe nacionais e internacionais.

Cursos, prêmios para arquitetos, homenagens, publicações, grupo de trabalhos, a busca pela isonomia tributária com outros sistemas construtivos, a adequação da Tabela SINAPI da Caixa Econômica Federal, programas de qualificação de estruturas e telhas de aço, bem como recebe a Comissão de Estudo de Sistemas Construtivos Light Steel Frame - CE-02:125.004. Cursos na FAU Mackenzie e FATEC, entre outras iniciativas sempre pautaram as ações da ABCEM na promoção do uso do de estruturas de aço.

A ABCEM também apoia e mantém relacionamento permanente com, AARS (Associação do Aço do Rio Grande do Sul), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), ABIMAQ(Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos), ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), ASBEA(Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), Fiesp (Federação das Indústria do Estado de São Paulo),IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Instituto Aço Brasil, IBRAM( Instituto Brasileiro de Mineração), ICZ(Instituto de Metais não Ferrosos), Instituto de Engenharia, IPT(Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Conheça mais sobre a ABCEM: www.abcem.org.br/site/nossa-historia


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.