Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

“Quem cria nasce todo dia” – Adeus Arquiteto Jaime Lerner 01/06/2021

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) lamenta a morte, aos 83 anos, do amigo, arquiteto e político Jaime Lerner. De acordo com informações do G1, ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba e faleceu por complicações de doença renal crônica.

Os projetos urbanísticos de Lerner priorizavam e pensavam nas pessoas, seja como arquiteto ou como administrador público, ele ajudou a melhorar a vida das pessoas. Quando nem se falava em mobilidade urbana, Jaime Lerner já implantava um sistema de transporte público integrado para a cidade de Curitiba (PR) que ainda hoje é modelo no mundo.

Para o vice-presidente de Estruturas Metálicas da ABCEM, Marino Garofani, Lerner era extremamente criativo e quando governador usou a sua capacidade de inovação para desenvolver a indústria e o Estado do Paraná.

“Tive o privilégio de trabalhar muito com Jaime Lerner. Ele gostava muito de estrutura metálica e sempre me chamava para ajudar nos projetos. Tivemos muitas reuniões ao longo dos anos no escritório dele, na rua Bom Jesus, às vezes, somente desenhando e imaginando novas soluções. Lembro do projeto da Opera de Arame, que ele via como “um risco no ar”, lembra Garofani.

Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba e governador do Paraná por duas vezes (1995–1998 e 1999–2002). Formou-se em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) desde a criação, em 1965. Ficou conhecido ao implantar um sistema de mobilidade urbana inovador para a cidade de Curitiba, na década de 70, o BRT (Bus Rapid Transportation), que consistia em ônibus articulados trafegando em calhas exclusivas, com estações tubo. Funcionando com pré-pagamento, o sistema tornava a operação muito mais rápida. Outras cidades também executaram esse sistema, semelhante a um metrô, mas com baixo custo, como Bogotá e Rio de Janeiro.

Eleito pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, Lerner participou, em 2014, juntamente com o arquiteto Gustavo Penna, do painel “Rio de Janeiro: Explorando as transformações da Cidade Olímpica e do Porto Maravilha”, apresentado no Congresso Latino-Americano da Construção Metálica – Construmetal, realizado a cada dois anos pela ABCEM. Na oportunidade, ele elogiou o sistema de parcerias público-privadas para tornar projetos em realidade.

O arquiteto também recebeu o prêmio “Personalidade ABCEM” 2014. Criada em 2012, a premiação inaugurou uma lista de renomados arquitetos que privilegiam as estruturas metálicas em seus projetos, como Siegbert Zanettini e Gustavo Penna. “Receber esse prêmio é uma honra ainda maior em função dos homenageados anteriores”, disse então Lerner.

As principais obras projetadas por Jaime Lerner são:

O teatro Ópera de Arame, um dos cartões postais da Cidade de Curitiba (PR), incluindo a ponte, toda feita em tubos e outros materiais com formato diferenciado. Foi idealizado por Lerner, mas assinado arquiteto Domingos Bongestabs.

Sistema de transporte articulado, posteriormente, denominado Sistema de Transporte BRT.

Rua 24 Horas - galeria que liga as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, no Centro de Curitiba


Voltar

Inscreva-se