Atenção
FecharNotícias
Em uma obra comercial podem existir muitos ganhos com uma construção ágil, como a abertura do empreendimento e assim o retorno rápido de investimento. Mas uma obra comercial em um centro portuário como em uma Marina, o sistema em Steel Frame é uma escolha que facilita este processo.
Além de uma edificação eficiente, este sistema construtivo é extremamente versátil, durável e sustentável. É um método com racionalização de materiais e com estrutura leve, reduzindo as cargas nas fundações.
Segundo Carlos Gayoso, diretor da Marina, no ano de 2021, eles decidiram realizar uma ampliação na Marina, seriam dois edifícios de salas comerciais, algumas salas voltadas para a área social e outras para a área técnica e de operação. A obra comercial em Steel Frame possui 266,00 m² e está situada em Itajaí, litoral de Santa Catarina.
Carlos comenta que quando eles começaram a estudar sobre os sistemas construtivos, eles conheceram o Steel Frame e nele encontraram o método que melhor atenderia às necessidades de projeto e de menor impacto nos serviços da Marina.
O sistema atenderia perfeitamente, pois como é um sistema industrializado, são utilizados materiais de qualidade e que chegam prontos para montagem no canteiro de obras, sendo um processo muito rápido, prático e com a mínima porcentagem de descartes de materiais.
“Este sistema proporcionou mais facilidade na execução e principalmente limpeza dentro da operação do canteiro de obras. Como a Marina funciona 7 dias por semana e envolve embarcação e circulação de pessoas, o sistema seria interessante pelo pouco impacto visual, pela agilidade e pelo mínimo de resíduos que são gerados, sendo uma obra ser muito mais limpa que outros métodos construtivos,” relata Carlos.
Para esta obra foram utilizados 2.869 kg de aço, os perfis engenheirados usadoss foram com revestimento Z350, que é uma galvanização especial para perfis utilizados em obras com menos de dois quilômetros da orla marítima. Esta galvanização consiste no processo de aplicação de uma camada de zinco de 350 g/m² sobre a superfície do aço, esta galvanização evita a corrosão dos perfis e aumenta a resistência do material.
Já nos fechamentos externos foram utilizadas as placas Glasroc X e o fechamento interno com as placas de gesso performa. A utilização do Glasroc x propicia à obra mais agilidade, são placas de alta qualidade, flexíveis e que resistem as intempéries. Além disso, são resistentes, leves e com excelente estabilidade dimensional.
As placas de gesso Performa utilizadas no fechamento interno são resistentes ao impacto, com resistência a fixação de cargas com peso de até 50kg direto na placa sem necessidade de utilizar reforços. Ela oferece ótimo desempenho acústico ao ambiente.
Carlos também nos conta que com o Steel Frame obtiveram melhor aproveitamento do espaço, com paredes mais finas e com estruturas mais leves.
O sistema em Steel Frame também proporcionou fidelidade orçamentária, velocidade na construção e conforto térmico e acústico. O desempenho do sistema na questão térmica é muito mais eficiente, inclusive auxiliando na diminuição da fatura de energia elétrica, pois ele proporciona maior conforto ao ambiente e isso faz com que seja reduzido a utilização de ar condicionado.
Segundo Carlos, durante o projeto foram realizadas várias adaptações, e a equipe de projetos da Espaço Smart fez todas as alterações de layout necessárias para o melhor resultado. Também foi realizado um pós-venda muito bom. Carlos Indicaria a Espaço Smart muito bem e ressalta que existem planos de mais obras dentro da Marina, que com certeza serão realizadas com a Espaço Smart, porque o atendimento foi muito bom.
Fontee fontes: Espaço Smart – Texto Ana Thomaz
Notícias
Notícias
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.