Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Realidade virtual: a nova jornada de compra na construção Civil Divulgação Espaço Smart, 27/11/2022

Essa edição traz um artigo técnico da Espaço Smart sobre Realidade Virtual e a Construção Civil

As tecnologias permitem uma experiência mais profunda para quem está pensando em construir ou reformar, utilizando-se de um novo meio de interação para alcançar e encantar potenciais clientes

A construção civil é um mercado que está em constante evolução e as tecnologias de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) estão impactando cada vez mais na jornada de compra dos consumidores.

Segundo um relatório da consultoria PwC, até 2020 o mercado de Realidade Aumentada movimentou cerca de US$ 150 bilhões em todo o mundo.

A RV e a RA proporcionam uma nova dimensão na interação com os produtos, possibilitando aos consumidores experimentar os ambientes virtuais de forma mais realista. Esse tipo de tecnologia permite que as pessoas explorem novas possibilidades e façam melhores escolhas durante a construção, reforma ou ao adquirir sua casa nova, inclusive na hora de escolher o sistema construtivo, projeto arquitetônico, estrutural, decoração e móveis.

Mas, qual a diferença entre RA e RV?

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que amplia a realidade através da adição de elementos virtuais ao mundo real. Essa tecnologia permite que os usuários explorem novas possibilidades e façam melhores escolhas durante a construção ou reforma de suas casas.

Já pensou em projetar a sua casa nova no seu terreno através do celular?

A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que proporciona aos usuários uma experiência de imersão total em um ambiente virtual. Nesse ambiente criado no computador ou óculos 3D, os usuários podem interagir com diversos objetos.

Com essas tecnologias, os consumidores podem ter uma experiência ainda mais realista de como ficará seu futuro imóvel. Isso facilita a tomada de decisões e proporciona maior segurança e credibilidade na hora da compra.

Como utilizar a RV e a RA na construção civil?

Essa tecnologia agrega mais valor ao produto, pois o consumidor pode ter uma ideia mais clara do resultado final. Além disso, ela permite que as empresas apresentem seus produtos de maneira mais interativa e dinâmica, tornando a jornada de compra muito mais interessante e segura.

A utilização desta tecnologia para os projetos pode ser utilizada desde a concepção, compatibilização e execução, garantindo que os profissionais envolvidos tenham uma visão 360º do projeto. O cliente também será beneficiado, pois terá uma visão de como ficará sua construção final.

Se você ainda não conhece essa tecnologia, vale muito a pena encontrar um dos pontos de experiências para vislumbrar essa sensação de visitar sua casa em um ambiente de realidade virtual. Além disso, a aplicação destes recursos melhora a eficiência da obra, gera economia no orçamento e a precisão, evitando erros. Na comercialização do imóvel os clientes ficam encantados pela experiência, assim resultando em um relacionamento de maior confiança entre os envolvidos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Capterra, a maioria dos clientes afirmam que sua decisão de compra foi facilitada após utilizarem a realidade aumentada para visualização do imóvel.

Os dados também revelam que a maioria dos clientes que acessam esse tipo de visita virtual possuem faixa etária entre 26 a 35 anos.

As visitas virtuais aumentam o engajamento do consumidor com o imóvel, fazendo com que ele se sinta mais propenso a comprá-lo, como podemos verificar nos dados apresentados da pesquisa.

Gráfico da pesquisa da Capterra com os tipos de visitas realizadas pelo cliente antes da compra/locação do imóvel

Essas tecnologias vieram para ficar e proporcionam uma nova dimensão de interação na construção civil. Os profissionais envolvidos nessa área precisam estar atentos às novas tendências para oferecer um serviço ainda mais completo e inovador, se destacando no mercado, utilizar Realidade Virtual e Realidade Aumentada é um diferencial estratégico para empresas e profissionais de engenharia e arquitetura.

Para quem tem dúvidas sobre essa nova tecnologia ou o interesse de fazer uma imersão e entender sobre a aplicação, basta acessar o site da Espaço Smart e acionar o atendimento online comentando sobre esse interesse.

 

Fonte: Divulgação  Espaço Smart


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.