Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Resistência e flexibilidade do aço resolvem de forma rápida e prática particularidade em viaduto ABCEM, 03/03/2022

A Codeme Engenharia foi a responsável pelo detalhamento, fabricação e transporte das vigas metálicas para a duplicação do Viaduto Beatriz, localizado em Contagem (MG). A flexibilidade e a resistência do aço foram cruciais neste equipamento, tendo em vista que havia grande limitação de gabarito (distância entre o asfalto e o fundo da viga, que limita a altura máxima dos veículos que poderão transitar abaixo dele), pelo fato das vias que passam abaixo e acima já estarem construídas e em funcionamento. Diante disso, segundo a Codeme, as vigas precisaram ser engastadas (fixação rígida) nos apoios, solução incomum para viadutos, ocasionando vigas mais baixas e robustas, para garantir que a altura livre mínima de norma fosse respeitada.

Foram 130 toneladas de aço em as vigas de aço ASTM A588, que é um aço patinável, conhecido também como Corten, de alta resistência mecânica e também resistente à corrosão, mesmo sem pintura. A montagem foi feita pelo próprio cliente (Construtora RFJ) e a fabricação pela Codeme. Como não havia muito espaço no canteiro, as entregas das estruturas foram feitas na mesma sequência e velocidade da montagem, evitando que houvesse a necessidade de armazenamento no canteiro. A comunicação entre o cliente e o gerente de projetos da Codeme fi de suma importência, pois as peças somente eram enviadas após a montagem das anteriores, mas sem permitir que houvesse ociosidade na obra.

A solução metálica, por ser leve e rápida de montar, permitiu que essa logística acontecesse de maneira perfeita, visto que a obra situada em rodovias muito movimentadas e em operação, num corredor importante de transporte de carga, com cerca de 80 mil veículos transitando diariamente, pelo trecho e grande parte deles composto de caminhões, dificultava bastante a interrupção da via para montagem das vigas. Mas com a solução metálica, as interrupções eram feitas de forma rápida, em curtos intervalos durante a noite, de forma que causasse o menor impacto possível no tráfego.

Ficha Técnica:

Nome: Duplicação Viaduto Beatriz
Local: Contagem (MG)
Construtora: Construtora RFJ
Quantidade de aço: 130 toneladas
Detalhamento, fabricação e transporte: Codeme Engenharia
Data do projeto: fevereiro de 2021
Conclusão da obra: maio de 2021
Imagens: Codeme Engenharia

Por: Dayse Oliveira

 


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.