Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Senai apresenta cursos inéditos para o setor de construção metálica durante o Construmetal Revista Grandes Construções, 31/07/2025


 

O Construmetal 2025, considerado o maior encontro de construção metálica da América Latina, que acontece dia 9 de setembro no Allianz Parque, será palco de inúmeras novidades no setor. Uma delas é a apresentação, pelo Senai São Paulo, de cinco novos cursos criados especialmente para o mercado da construção metálica.

Idealizado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e organizado e promovido pela Francal, maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira, o Construmetal 2025 terá como tema central “Inovar, Conectar e Sustentar: o Futuro da Construção Metálica”.

O evento terá um congresso com seis painéis e mais de 40 palestrantes, além de feira com mais de 30 expositores e um espaço dedicado a apresentação de trabalhos tecnocientíficos.

O primeiro curso que será apresentado pelo Senai SP é de qualificação em construtor de edificações em light steel frame.

O programa, de 160 horas, é indicado a iniciantes e tem como objetivo a formação do aluno em um profissional apto a construir edificações em construção metálica leve. As aulas são tanto teóricas quanto práticas, com 20% de conteúdo teórico e o restante de aulas práticas.

“O aluno, neste caso, não precisa ter nenhuma experiência anterior. Ele pode vir, fazer o curso e, assim, começar uma nova profissão”, explica Camila Pimenta, diretora do Senai São Paulo.

Segundo Camila, haverá uma turma com 16 vagas gratuitas e outra de curso pago. Há ainda a possibilidade de formação de outras turmas mediante o interesse das empresas no curso.

Os demais quatros cursos são de aperfeiçoamento. Eles são voltados a quem já tem alguma experiência na área e quer melhorar na profissão.

Os cursos oferecidos são: 1) Montador de light steel frame (40 horas); 2) Cálculo e montagem de telhados em light steel frame (60 h); 3) Cálculo e montagem de escadas em light steel frame (60h); 4) Projetos de edificações em light steel frame (160h).

A diretora do Senai SP conta que os cinco cursos são inéditos e foram criados porque a instituição identificou uma tendência de crescimento da construção industrializada no Brasil a partir de 2026.

“Por conta da escassez de mão de obra qualificada na construção civil convencional, o mercado está tendo de melhorar seus métodos construtivos e automatizar processos. E neste ponto, o steel frame, assim como outros sistemas, dão celeridade à obra. Mas não temos muitos profissionais capacitados para atender a este crescimento. Por isso criamos estes cursos”, explica.

Para Camila, o Construmetal é o espaço que reúne as principais indústrias e profissionais da construção metálica. “Por isso é muito oportuno apresentar os novos cursos do Senai para o setor neste evento”, comemora. “É o ambiente ideal para discutirmos novas soluções que atendam o setor”.

 

 


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.