Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Setor imobiliário debate inovação e políticas públicas no Incorpora 2025 23/10/2025

 

A ABCEM, por intermédio do seu diretor executivo, Ulysses Barbosa Nunes, participou do principal encontro da incorporação imobiliária no país, o Incorpora 2025, que reuniu mais de 600 participantes, entre autoridades, executivos e especialistas, para discutir o futuro do setor e o papel estratégico da construção civil no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) no dia 9 de outubro, em São Paulo, o evento chegou à sua 8ª edição consolidado como o maior fórum nacional de debates sobre incorporação imobiliária.

 

 

A abertura contou com a presença de Luiz França, presidente da ABRAINC, e de autoridades como Jader Filho, ministro das Cidades; Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda; Rubens Menin, presidente do Conselho da MRV; e Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal.

França destacou o impacto da incorporação imobiliária na geração de empregos, investimentos e desenvolvimento urbano. “O futuro nos desafia, mas estamos preparados para liderar esse caminho com equilíbrio, diálogo e visão de longo prazo. Seguiremos avançando com inovação e responsabilidade, contribuindo para a construção de cidades mais inclusivas e resilientes”, afirmou o presidente da ABRAINC.

O primeiro painel, com Jader Filho e Rubens Menin, abordou o papel da construção civil como motor do PIB e agente de transformação social. O ministro das Cidades assegurou a continuidade dos recursos para habitação e anunciou que a meta inicial de 2 milhões de moradias em quatro anos será superada — com 3 milhões de unidades entregues até 2026.

Jader antecipou ainda mudanças no uso dos recursos da poupança para o crédito imobiliário. Segundo ele, apenas a Caixa deverá financiar mais de 80 mil moradias em 2026 com as novas regras. Outra medida em curso é a ampliação dos limites de renda das faixas 1, 2 e 3 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

 Já Menin, reforçou a importância de preservar o FGTS como principal instrumento de funding habitacional e defendeu a criação de novas fontes de financiamento de longo prazo. “Temos um setor sólido, com base legal exemplar e enorme potencial. O Brasil forma mais de 1,5 milhão de novas famílias por ano. É fundamental mantermos condições macroeconômicas que favoreçam o crédito e o acesso à moradia”, destacou o empresário.

O prefeito Ricardo Nunes também participou do debate, compartilhando avanços da gestão municipal, como o menor índice de desemprego da série histórica (5,4%), a instalação de 84 mil novas empresas e o recorde de unidades habitacionais entregues pelo programa Pode Entrar.

O painel sobre “Estratégias de Funding Imobiliário” reuniu Inês Magalhães (Caixa), Bruno Bianchi (Itaú BBA), Jorge Cury (Trisul) e Thiago Spessoto (Bradesco), sob mediação de Luiz França.

Na sequência, o debate “Mercado de Capitais e o Papel das Instituições Financeiras no Crescimento da Incorporação Imobiliária”, conduzido por Ricardo Gontijo (Direcional Engenharia), contou com Bruno Gargiolli (XP Inc.), Carla Taynara Dutra (MS Empreendimentos), Julio Vezzaro (BB Corporate Bank) e Rodrigo Furiato (Núclea).

Ainda pela manhã, Leonardo Lima, sócio-diretor da Konstroi, apresentou palestra sobre o uso estratégico de dados na gestão e na competitividade das incorporadoras.

À tarde, o secretário Guilherme Mello (Ministério da Fazenda) destacou que o governo estuda um novo modelo para o crédito imobiliário, menos dependente da poupança, e ressaltou o crescimento da renda das famílias, aliado à redução da inflação. “O fortalecimento do crédito habitacional é estratégico para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do país”, pontuou.

O painel “Soluções para o Imóvel do Futuro” trouxe visões sobre tecnologia e sustentabilidade com Valter Patriani (Construtora Patriani), Marcos Malagola (Senior Sistemas), Milena Brito (Comgás) e Paulo Daniel Corrêa (Intelbras).

Na sequência, Ramon Azevedo, CEO da Morada AI, apresentou a palestra “Como potencializar seu lançamento com IA”, demonstrando aplicações práticas de inteligência artificial em lançamentos imobiliários.

Encerrando o bloco de inovação, Fábio Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, apresentou a pesquisa “Confiança e Consumo: O que esperar do Mercado Imobiliário em 2026”, destacando tendências de comportamento do consumidor e perspectivas para o próximo ciclo do setor.

O encerramento do Incorpora 2025 foi marcado pelo painel “O Setor Imobiliário e os Desafios da Regulamentação Tributária”, que reuniu Luiz França (ABRAINC), Ely Wertheim (Secovi-SP), Yorki Estefan (Sinduscon-SP), Lucas Freitas (TOTVS) e Wanessa Pinheiro (Grant Thornton), com mediação de Rodrigo Dias (VBD Advogados).

Os debatedores analisaram os impactos da reforma tributária sobre o setor e defenderam a simplificação de regras para garantir segurança jurídica e competitividade.

 

Fonte e fotos: Redação Abrainc


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.