Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Sistema construtivo em aço promove nova concepção de hotelaria em Sergipe ABCEM, 19/04/2021

O Vidam Hotel é um belo exemplar de que a indústria da construção em Aracaju (SE) tem se reinventado à medida que, a cada dia, vem buscando melhores soluções construtivas. Os sistemas estruturais que outrora geravam muito resíduo acabam cedendo mais espaço aos sistemas sustentáveis, como as estruturas em aço.

O que antes demandava muita complexidade em seus processos, no que diz respeito à concepção arquitetônica e estrutural, hoje pode ser sintetizado em processos mais rápidos e automatizados, sobretudo através de softwares e da modelagem de informação da construção (BIM).

A transformação do antigo Radisson Hotel no Vidam Hotel Aracaju é um grande exemplo do que se espera para uma obra com melhores processos de construção e sustentabilidade, trazendo para Sergipe uma representatividade nacional de novos e melhores conceitos construtivos.

Após a reforma e ampliação do hotel, cada pavimento terá uma área aproximada de 2.600m², e ao todo o Hotel passará a ter uma área total construída de mais de 15.000 m2. Para a concepção do empreendimento foram desenvolvidos o cálculo estrutural, assim como os projetos complementares de laje steel deck e os projetos executivos necessários para a realização dos projetos de fabricação e montagem.

A estrutura principal do edifício foi concebida por perfis metálicos laminados de seção I e soldados de seção I e L, vigas mistas de aço e concreto em perfis laminados e soldados de seção I e lajes mista de aço e concreto (Steel Deck). Foram utilizados aço ASTM A572 Gr.50 para perfis laminados e aço A36 para perfis soldados tipo viga, viga-pilar e cantoneiras, totalizando um consumo de aproximadamente 114 toneladas em estrutura metálica.

Um empreendimento para diversos públicos - Além dos espaços destinados exclusivamente aos serviços de hotelaria, o empreendimento também dispõe de lanchonete, bar/cafés, lojas e mini shopping, salão de beleza, piscinas e sauna, academia, auditórios e um Rooftop com um espaço destinado a eventos com palco para apresentações, distribuídos em quatro pavimentos além de subsolo e área térrea. O serviço de hotelaria conta com apartamentos variados desde suítes executivas a suítes presidenciais, atendendo a públicos distintos seguindo suas necessidades.

“O que temos hoje, à beira da orla de Atalaia, local considerado chave no turismo sergipano, é uma nova concepção de hotelaria. O Vidam Hotel é referência internacional e propõe a Sergipe a exploração e exaltação de seu esplendor turístico”, afirma o engenheiro Ricardo Almeida.

Todas as etapas de desenvolvimento de projeto e concepção da estrutura foram de responsabilidade da Almeida & Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas, sendo a fabricação e montagem da estrutura executada pela ROS Engenharia, em um prazo de 60 dias.

Ficha técnica:

Projeto Estrutural Metálico: Almeida & Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas
Fabricante da Estrutura Metálica: ROS Engenharia
Projeto Arquitetônico: Arquiteto Flávio Novaes
Obra Civil: Paraguaçu Engenharia

 

Por: Dayse Oliveira


Voltar

Inscreva-se