Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Solução mista oferece mais rapidez e resolve problemas de canteiro de obra restrito em loja de Porto Alegre ABCEM, 26/08/2021

A Medabil participou do projeto de adequação arquitetônica da loja Cia Zaffari, na zona norte de Porto Alegre (RS). Além do desafio por ser uma solução mista que envolveu aço e concreto, aliada a um prazo inicialmente muito curto de execução, a Medabil ainda venceu as dificuldades impostas por um canteiro de obra pequeno.

O sistema estrutural escolhido foi uma combinação entre a agilidade que se necessitava para o projeto com a aplicação de estruturas metálicas, juntamente com o sistema de laje pré-moldada em concreto, que proporcionou a execução de grandes vãos e uma altura mais reduzida entre o conjunto da estrutura de apoio mais a laje.

Neste projeto, a Medabil forneceu e executou a montagem de cerca de 500 toneladas de estrutura em aço e cobertura especial com sistema TPO sob painéis para uma área de 5.800m2, e escadas metálicas para acesso aos pavimentos. O complexo da Cia Zaffari conta com 1.700m² de área de venda e remete a um pequeno mall, que deve totalizar 55 vagas para lojas. Os fechamentos laterais foram todos feitos com a utilização de paredes em alvenaria.

O conforto térmico dentro do edifício é garantido através do sistema de ar condicionado especificado para o projeto, aliado a um sistema de cobertura com propriedades térmicas e sendo uma excelente solução para estanqueidade.

De acordo com a Medabil, o pouco espaço no canteiro de obra para estoque e movimentação das peças, pois a obra ocupou praticamente 100% da área do terreno, além da necessidade de trabalho simultâneo entre a montagem de estruturas e laje pré-moldada em concreto foram as dificuldades vencidas pela empresa, que ainda contou com o prazo de entrega apertado e impactado no final também pelas restrições impostas pela pandemia do Covid-19.

A fabricação ocorreu parte na planta de Chapecó (SC) e parte em Nova Bassano (RS) da Medabil. E a entrega das peças foi feita diretamente no canteiro de obras, com montagem simultânea à chegada das peças em função da área ter pouco espaço para armazenar as peças.

Ficha técnica

Nome: Cia Zaffari Lindóia

Local: Bairro Lindóia – Porto Alegre (RS)

Construtora: Construtora e Incorporadora Rabello Zanella

Equipe Civil contratada diretamente pela Cia Zaffari

Projeto arquitetônico: Cia Zaffari

Data do projeto: fevereiro de 2020

Conclusão da obra: novembro de 2020

Área construída: 5.800 m²

Por: Dayse Oliveira

Imagens: Divulgação Medabil


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.