Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Soluções Medabil permitem retrofit e construção de depósito em 5 meses Medabil, 06/12/2021

 

Cinco meses! Esse foi o tempo de execução das obras de retrofit e construção de nova área de depósito da a Home Center Ferreira Costa, loja que disponibiliza mais de 75 mil itens para casa e construção, entre utilidades domésticas, decoração, móveis, eletrodomésticos, equipamentos para bares e restaurantes e setor automotivo, na região nordeste.

Depois de Salvador/BA, Recife/PE, Aracaju/SE e no ano passado João Pessoa/PB, chegou a hora do povo potiguar conhecer de perto essa estrutura, agora chegou a vez do de Natal (RN) receber o empreendimento. E, a associada ABCEM, Medabil, marca presença também nesta loja propondo soluções que ajudam no crescimento do setor, levando tecnologias, infraestrutura e oportunidades. A Medabil Serviços Técnicos executou o retrofit do empreendimento existente e a Medabil Soluções Construtivas executou a nova área de depósito.

Foram cerca de 500 toneladas de aço. A estrutura principal é composta por vigas metálicas de perfis soldados de seção variável na cobertura. Já a estrutura secundária é composta por terças do tipo “Z”, vencendo vãos de 8 e 10 metros. No fechamento, é utilizado esse mesmo tipo de terça que são fixadas em suportes que, por sua vez, são fixados nos pilares de concreto através de chumbadores químicos e também soldados nos insertos metálicos que já se encontram nos pilares de concreto.

 

O destaque metálico fica por conta dos 12.000m² de fachada que envolvem todo o empreendimento, transformando-o em um único complexo, chamando a atenção também por ser maior que a de cobertura da obra. O fechamento é feito com telhas trapezoidais nas cores características da marca do Ferreira Costa. Já a cobertura, é composta por telhas do tipo zipada com iluminação zenital feitas com os Medalux e lanternim para realização da troca de ar e melhoria do ambiente.

No total, 70.000m² de área construída, sendo 10.000m² de área de vendas, espaço para vinte e cinco lojas de conveniência, 472 vagas de estacionamento e estoque para pronta entrega no local.

As vantagens do uso do aço no tocante à agilidade na montagem e a facilidade de adaptabilidade para as mudanças que venham a ocorrer na obra venceram as dificuldades da falta de espaço na obra.

Segundo a Medabil, para melhorar, facilitar e garantir o prazo da obra, a empresa fez algumas montagens em módulos e utilizou equipamentos de maior alcance como guindastes e plataformas elevatórias. Seguindo a logística de aprovação do projeto pelo cliente, o detalhamento da engenharia que envia para a fábrica que programa a fabricação e posteriormente envia à obra. A carga levou cerca de 7 dias para chegar na obra para execução da montagem. Além disso, a liberação e fabricação das peças foram feitas de acordo com a programação e sentido de montagem da obra.

O conforto térmico-acústico foi garantido tanto na cobertura, quanto no fechamento, com a utilização de lã de vidro com acabamento face felt. Além disso, o ambiente conta com venezianas em todas as laterais da obra, o que garante a troca de ar, juntamente com o lanternim, e a circulação do mesmo.

Segundo a Medabil, toda a construção foi executada de forma sustentável, incluindo previsões para a instalação de usina solar nas coberturas, coleta de resíduos, logística reversa de resíduos, coleta para descarte de pilhas e lâmpadas, entre outras providências.

Ficha Técnica:

Nome: Home Center Ferreira Costa Natal
Local: Av. Eng. Roberto Freire, 491, Capim Macio, Natal/RN
Construtora: Marca Engenharia
Projeto arquitetônico: Rangel Moreira Arquitetura
Conclusão da obra: 15/10/2021
Área construída: 11.561 m² de cobertura e 12.312 m² de fechamento.

Por: Dayse Oliveira


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.