Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Steel Frame e sua diversidade de acabamentos ABCEM, 04/10/2021

O acabamento em Steel Frame é uma técnica moderna que possibilita que o engenheiro utilize de diversas formas, materiais e modelos para oferecer mais opções, maior praticidade e um melhor custo-benefício.

Steel Frame é um sistema de construção a seco constituído por uma base leve de perfis de aço galvanizado que formam uma estrutura metálica em forma de esqueleto alicerçador. A ideia desse sistema é trabalhar de forma rápida, barata e com economia de material, garantindo, assim, um ótimo custo-benefício para a construção civil, além de uma excelente qualidade. Esse sistema construtivo consegue edificar qualquer tipo de residência ou prédio de até 4 pavimentos.

A construção em Steel Frame tem vários processos, são eles:

  • fundação: estruturas de aço galvanizado constroem o “esqueleto” das obras;
  • isolamento térmico-acústico: instalação no interior das paredes; 
  • revestimento interno e externo: parafusados diretamente no perfil da estrutura;
  • acabamento: revestimento de todo o projeto.

O acabamento é muito importante porque é a finalização da construção e todo o modelo projetado pelo engenheiro, arquiteto ou projetista será repetido nesse processo. No acabamento em Light Steel Frame, é possível revestir as placas cimentícias ou de gesso acartonado com argamassa niveladora de superfícies.

Steel Frame: muitas possibilidades de acabamentos para as obras

Muitos acreditam que o único meio de fazer acabamento em LSF é por meio de placas cimentícias, porém o Light Steel Frame oferece uma incrível gama de opções e um engenheiro que se propõe a trabalhar com ele terá diversas possibilidades. Hoje, com a variedade de materiais existentes, texturas, formatos e cores, o projetista pode adaptar ao seu gosto e necessidade a sua construção civil, desde modelos tradicionais já conhecidos pelo mercado até opções mais específicas e diferenciadas. Sendo assim, o acabamento em Steel Frame oferece diversas opções para quem procura inovação. 

Os melhores materiais para o acabamento em Steel Frame

Dentro das opções de mercado existem várias preferências de materias para se trabalhar com o steel frame, porém as melhores alternativas são:

  • OSB: placa composta por tiras de madeira de reflorestamento organizadas na mesma direção;
  • Glass-Mat: placa de gesso com fibra de vidro. Material diferenciado que ainda não é fabricado no Brasil; 
  • Placa cimentícia: painel prensado e impermeabilizado feito de cimento, celulose, fio sintético e aditivos; 
  • Fibrocimento: feito a partir do processamento do cimento com as fibras de amianto, o que traz uma maior flexibilidade à estrutura.

Com esses materiais é possível compor uma infinidade de formas de acabamento, entre eles, o acabamento em Siding Vinílico, Smartside, em sistema EIFS (Isolamento Térmico de Fachadas pelo Exterior) e em placas cimentícias. 

Entenda mais sobre acabamentos em Light Steel Frame com o curso de Fundamentos para a especificação de acabamentos no sistema construtivo Light Steel Frame que será promovido pela ABCEM, no dia 7 de outubro, às 18h30, com carga horária de 4 horas. A grade curricular orienta os profissionais da área quanto aos conhecimentos do impacto do zoneamento climático na escolha dos acabamentos, como evitar problemas de eflorescência e condensação, entre outras especificidades.

O curso acontecerá por meio de uma transmissão ao vivo, com a professora Viviane Namura, engenheira civil e química, fundadora e CEO da Granilita. Participe e garanta o conhecimento necessário para se tornar um profissional ainda mais completo em sua área.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.