Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Steel Framing oferece retorno rápido em obra comercial Espaço Smart, 17/05/2022
 
A obra comercial, localizada na cidade de Curitiba (PR), utilizou o sistema Steel Framing, que por ter um tempo de construção bem mais rápido do que os métodos convencionais, propicia um retorno financeiro igualmente rápido, pois o estabelecimento pode iniciar suas atividades comerciais também mais rapidamente.

Além da redução de custos com mão de obra e desperdícios de materiais, o sistema Steel Framing possui excelente conforto termoacústico proporcionando uma flexibilidade de projetos e se adaptando a vários formatos.

Com uma área total construída de 199m² e vão livre maior de 10 metros, a obra precisou ser analisada e calculada levando em consideração os grandes vãos e a altura. Situação que foi resolvida com a inserção de ‘painéis deitados’ para sustentar a estrutura. Para a fachada frontal foi utilizada viga treliçada por 4 painéis, segundo o projetista estrutural da Espaço Smart, Jonny. Ele alerta que é de extrema importância que o projeto estrutural seja calculado para obra em steel frame, analisando todas as situações e como será dimensionada a estrutura corretamente. “Na parte posterior da obra, onde ficam os sanitários e ambientes restritos aos funcionários, foi desenvolvida uma estrutura chamada de diafragma de travamento. Ela ajudou no contraventamento da estrutura por conta da altura dos painéis, e também podia ser utilizada para prender o forro”, disse o projetista.

A arquiteta Renata Pisani, que trabalha com construções sustentáveis, aprovou o método construtivo Steel Framing: “eu que venho defendendo a sustentabilidade em meus projetos, vejo muitas vantagens no Steel Framing, como a versatilidade que ele proporciona, disse, destacando que a montagem da estrutura foi bem rápida e a experiência com o projeto estrutural em Steel Framing realizado pela Espaço Smart foi muito boa e ágil.

“Para passar um ponto elétrico, hidráulico e interno na casa, por exemplo, essa técnica facilita bastante. Também tem uma propriedade termoacústica muito superior que a alvenaria convencional”, finaliza a arquiteta que também foi responsável pelo projeto.

Já Eliseu da empresa E.D.A. Sistemas Sustentáveis, que foi responsável pela execução completa da obra, destacou a rapidez e a complexidade da construção: “A obra branca foi finalizada no período de 4 a 5 meses e a parte mais complexa foram os volumes frontais que se sobressaem na fachada”.

Eliseu comentou que já trabalhou com o sistema na Espanha, mas que a experiência com os perfis engenheirados da Espaço Smart foi fantástica pois agiliza a obra, é de fácil montagem e proporciona limpeza na obra.

Além de todos os benefícios do sistema Steel Framing o empreendimento futuramente poderá receber um mezanino, pois a laje técnica foi desenvolvida com estrutura de cobertura em perfis sem tesouras para a sustentação das telhas, resultando em mais espaço interno.

Conhecendo as vantagens do sistema construtivo Light Steel

O Steel Framing surgiu pela necessidade da construção de casas resistentes e rápidas, mas com o tempo ele foi ganhando espaço em outros segmentos de construções, como: obras industriais, hospitalares, educacionais, religiosas e comerciais.

 
O sistema Steel Framing é a solução perfeita para edifícios comerciais. É durável, de baixa manutenção e pode ser facilmente personalizado, atendendo todas às necessidades.  

É um sistema construtivo com estruturas em aço galvanizado, onde são utilizadas placas para fechamento, os mais comuns são Placa Cimenticia, Placa OSB, Drywall, Glasroc X, Sistema EIFS, Siding Vinílico, Smartside LAP, SmartSide Panel H.

O sistema construtivo Light Steel Framing traz para a obra um retorno mais rápido de investimento pois possui alta qualidade construtiva, rapidez na construção, otimização dos recursos. Agrega valor ao imóvel, passando a ocupar uma posição diferenciada dentre as construções tradicionais. E pode ser instalado rapidamente.

Ele não é apenas um produto inovador, mas também uma experiência incrível em possuir um imóvel com tantos benefícios. Além disso é o sistema construtivo mais utilizado nos Estados Unidos, entre vantagens e desvantagens, os benefícios são grandiosos e se destacam.

Uma vantagem que se destaca é o alto desempenho de isolamento térmico e acústico, o desempenho térmico do sistema gera uma economia inclusive em sua conta elétrica, pois como o ambiente fica mais confortável devido ao clima ameno, o uso do ar condicionado é menor, assim seu gasto com energia também é menor.

O Steel Frame é um sistema flexível e incrivelmente versátil. Ele possibilita a utilização de diversos materiais de revestimento. É uma construção leve e a estrutura é resistente ao fogo. Segue todas as normas da construção civil com produtos homologados.

A Espaço Smart comercializa produtos que promovem a industrialização e sustentabilidade na construção civil. A eficiência e sustentabilidade fazem o Steel Frame ser muito mais que uma solução construtiva.

Edição: Dayse Oliveira / Fonte e fotos: Espaço Smart


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.