Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Tecnologia e estrutura mista atravessam rio em Santa Bárbara D’Oeste ABCEM, 14/02/2019

Instalada sobre o Ribeirão dos Toledos, em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, a ponte de 42 metros de vão livre, montada pela Sidertec Estruturas Metálicas, associada à Abcem, utilizou estrutura mista de concreto e metálica com fôrma de steel deck.

Pesando 245 toneladas, a ponte de vão único, bi-apoiada, teve o tempo de construção reduzido, pois a obra foi totalmente executada em solo com equipamentos patolados no centro da estrutura. 

Segundo a Sidertec, a maior dificuldade encontrada foi com os acessos de equipamentos devido ao tipo de solo, por isso, a decisão adotada foi o sistema empurre.

A pré-montagem de toda estrutura ocorreu sobre sapatas corrida de concreto, com colocação de steel deck. Foram preparadas estruturas auxiliares para o processo de empurre com montagem de bico de lançamento, bico traseiro e guias laterais.

O empurre, que permitiu o deslocamento da ponte já com o piso concretado, em 24 horas, foi realizado com equipamentos hidráulicos totalmente computadorizados com o auxílio de roletes.

A Sidertec é uma empresa de engenharia dedicada ao cálculo, projeto, fabricação e montagem de estruturas metálicas, mantendo uma alta capacidade de produção mensal de aço manufaturado. Encontra-se entre as grandes empresas de estruturas metálicas da América do Sul, destacando-se em sua engenharia especializada, buscando constantemente a excelência de seus serviços.

Ficha técnica

  • Local: Ribeirão dos Toledos - Santa Bárbara D’Oeste (SP)
  • Projeto: EMTU
  • Data de início: julho de 2018
  • Data de término: outubro de 2018
  • Construtora: Consórcio Camargo Correa – Galvani Engenharia 
  • Fabricante da estrutura metálica: Sidertec Estruturas Metálicas
  • Peso total da obra: 245.000 Kg

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.