Atenção
FecharNotícias
Crédto: Paulo Pinto – Agência Brasil
Depois de dois anos fechada ao público, para restauro, a Casa das Rosas, foi reaberta em outubro deste ano. Ela foi criada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo (1851-1928) - o mesmo idealizador de outros edifícios importantes da cidade, como o Theatro Municipal, a Pinacoteca de São Paulo e o Mercado Municipal
A Casa das Rosas foi originalmente concebida para ser residência e era mais um entre os muitos casarões de milionários barões do café que havia na Avenida Paulista daquela época. É um casarão no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Hoje, abriga diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia.
Em 1985, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico (CONDEPHAAT) e foi restaurada em diversas oportunidades, sendo atualmente conhecida como Centro Cultural Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Restauro
Um dos focos do restauro foi a reparação de problemas identificados na estrutura física do imóvel, como rachaduras, infiltrações e melhoria nos sistemas elétrico e hidráulico. Além disso foram mantidos detalhes originais da casa como as gárgulas e os adornos metálicos. O projeto também deixou o museu mais acessível com piso tátil, corrimãos duplos e placas contendo inscrição em Braille. E, neste contexto, entrou o trabalho humanizado da TR Soluções Metálicas, que confeccionou as rampas de acesso do local.
Segundo Marcelo Tápia, diretor da Casa, em entrevista à EBC Brasil, foi um processo longo e profundo, porque foi preciso investigar a textura e a composição da massa original. Foi a primeira vez que a casa recebeu um restauro que desocultou características originais. “É possível viver aqui essa aparência ligada ao passado, à memória da casa, a esse estilo arquitetônico eclético que representa muitas tendências, um tempo de morar e um tempo da Avenida Paulista que era feita só de residências da elite. Agora, como espaço público, a pessoa vai poder ter contato com essa história, inserido nesse contexto atual frenético da avenida”, disse Tápia.
Ainda de acordo com o diretor da Casa das Rosas, cada um desses espaços da casa conta agora com uma placa informativa, que dizia como ele era usado na época. “Tem algumas indicações com fotos e textos mostrando como era usado o ambiente no tempo da residência”, concluiu Tápia.
Imagens: Divulgação TR Soluções Metálicas
Ficha técnica:
Projeto: Casa das Rosas – Rampa De Acessibilidade
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000
Restauro: Estúdio Sarasá
Arquitetura: Greenbrazil
Data do projeto: 08/2019
Conclusão da obra: 05/2023
Área de rampas construída: 20m²
Edição: Dayse Oliveira – Fonte: Agência Brasil São Paulo
Notícias
Notícias
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.