Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Tudo sobre chapas para vedação em Light Steel Frame e a NBR15498 ABCEM, 06/11/2022

 

O sistema de construção em Light Steel Frame vem sendo bastante utilizado, principalmente, por ser considerado de rápido e fácil execução.

Ele é constituído por perfis leves de aço galvanizado e formado basicamente por montantes, guias, travamentos e contraventamentos que, juntos, proporcionam uma excelente rigidez, e é possível se obter uma solidez ainda maior quando se considera o fechamento dos painéis autoportantes.

Chapas para vedação

Para a vedação da estrutura, os principais materiais utilizados são o gesso acartonado, a chapa cimentícia, a chapa de OSB e o siding, seguindo respectivamente as especificações de cada material.

Para áreas internas, o material ideal é o gesso acartonado, que pode ser aplicado em paredes estruturais ou não (drywall). Este material é subdivido em 3 tipos: chapas standard (ST), indicadas para paredes e forros, chapas resistentes ao fogo (RF), adequadas para áreas secas, e chapas resistentes à umidade (RU), destinadas a ambientes expostos apenas à umidade e não ao contato direto com a água. Já as placas cimentícias são indicadas para áreas externas e áreas molháveis, mas também é possível utilizá-las em pisos, se atentando aos critérios das mesmas. Vamos saber mais sobre sua Norma?

 Norma ABNT NBR 15498:2021

A Norma ABNT NBR 15498:2021 - Chapas cimentícias reforçadas com fios, fibras, filamentos ou telas - Requisitos e métodos de ensaio que surgiram para apoiar as construções em Light Steel Frame e consolidar ainda mais esse mercado, gerando mais segurança para os projetos em que são utilizadas chapas cimentícias para vedação externa.

A Norma sofreu uma atualização, em 2021, que tem como objetivo modernizar os parâmetros para controle de qualidade, instalação e desempenho das chapas.

Dentre as novas diretrizes está a classificação das chapas em tipos A, B e C sendo:

  • A: Chapas para uso externo sem acabamentos;
  • B: Chapas para uso externo com basecoat e/ou acabamentos;
  • C: Chapas para uso interno.

Os fabricantes de chapas cimentícias devem, por meio dos seus estudos e ensaios, informar as suas respectivas classificações, visando o uso adequado do material.

A norma ABNT NBR 15498:2021 também determina:

  • Carimbo de identificação na chapa;
  • Nova tabela de categoria/classificação;
  • Tolerância de espessura;
  • Módulo de Elasticidade;
  • Absorção de água por capilaridade;
  • Permeabilidade ao vapor.

O uso correto de uma chapa cimentícia é o que vai determinar a qualidade final do projeto, por isso o desempenho e a durabilidade dependem, sobretudo, das especificações e da compatibilidade correta com a estrutura e os acabamentos, além, é claro, de uma montagem seguindo as diretrizes de cada fabricante.

 Onde obter certificação sobre o tema?

A ABCEM cursos está sempre pensando no melhor para o setor da construção e para os profissionais da área, por isso preparamos um conteúdo incrível e completo sobre o assunto para que você possa se aperfeiçoar em chapas para a vedação da sua obra em Light Steel Frame e estar ainda mais atualizado com o mercado.

No webinar, você descobrirá porque a chapa cimentícia é a vedação mais confiável quando se trata de umidade, calor, pressão de vento e impactos. Também poderá conhecer mais sobre a Norma brasileira de chapas cimentícias (NBR15498) e a respeito dos requisitos e métodos de ensaio para o substrato mais utilizado como vedação nos sistemas construtivos em Light Steel Frame.

Além disso, abordaremos as classificações das chapas disponíveis no mercado brasileiro e suas especificações, de acordo com a necessidade de desempenho da obra.

O webinar é gratuito e acontecerá no dia 10 de novembro, por meio de transmissão ao vivo, das 18h30 às 20h, e será ministrado pela Engenheira Thais (Infibra S/A). Você poderá fazer sua inscrição clicando aqui.

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.