Atenção

Fechar

Blog

Blog

Conheça os principais elementos que compõem as coberturas metálicas ABCEM, 06/01/2022

 

Shed, Duas Águas e Arco estão entre alguns dos tipos de coberturas metálicas muito utilizadas em diferentes construções. Saiba mais sobre as características, vantagens, dimensionamento e normas técnicas de cada uma dessas estruturas.

As coberturas metálicas são uma opção de construção para quem precisa proteger áreas expostas a intempéries.

A decisão de usar esse tipo de estrutura deve levar em conta vários fatores,  incluindo as características do local a ser protegido, vão, orçamento e prazos de construção.

Para isso, é importante entender sobre os elementos que compõem as coberturas metálicas e as possibilidades de dimensionamento que levam ao melhor aproveitamento e economia de materiais.

O que é cobertura em Shed?

A estrutura Shed visa o aproveitamento máximo da iluminação natural de um local. Esse modelo de sustentação também garante a ventilação natural do ambiente, diminuindo os gastos com aparelhos eletrônicos e energia. O telhado é projetado em formato zênite, com inclinações e perfis metálicos.

O que é cobertura Duas Águas?

Essa cobertura tem formato triangular, formada por duas superfícies inclinadas e conectadas em um mesmo ponto central. A ideia dessa disposição é facilitar o escoamento de água dos dois lados da estrutura.

O que é cobertura em arco?

Essa cobertura metálica é projetada em formato arredondado de arco, proporcionando fácil escoamento de água da chuva.

Quais são as características das coberturas metálicas?

A escolha por coberturas metálicas proporciona uma série de vantagens de acordo com suas características:

  • leveza aliada a alta resistência;
  • fabricação com precisão milimétrica;
  • material resistente a choques e vibrações;
  • maior rapidez e limpeza do canteiro de obras;
  • possibilidade de reaproveitar sobras de materiais;
  • garantia de dimensões e propriedades dos materiais;
  • possibilidade de desmontagem e montagem da estrutura.

É importante ressaltar que os elementos estruturais podem precisar de tratamento superficial contra oxidação.

Vale se atentar às propriedades do aço que vai ser utilizado na construção da cobertura, considerando, também, as funções necessárias para que a estrutura seja segura e eficiente. Entre as propriedades, estão: ductibilidade, fragilidade, resiliências, tenacidade, dureza e fadiga.

O dimensionamento é outro ponto de atenção. Como a produção dos perfis metálicos é feita em fábricas, é importante solicitar as medidas e quantidades corretas. Erros de dimensionamento podem atrasar a obra, aumentar o custo e causar o desperdício de materiais.

A aplicação da cobertura metálica pode ser voltada para telhados, prédios, residências, hangares, pontes, viadutos, reservatórios, torres, guindastes, postes, passarelas, indústria naval, escadas e mezaninos.

A NBR 8800 - projeto de estruturas de aço e mistas de aço e concreto - é a Norma norteadora para projetos metálicos em geral. Porém, também existem outras diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Curso sobre coberturas metálicas

Em fevereiro de 2022, a ABCEM promove o Módulo I: Projeto de Coberturas Metálicas em Arco, Duas Águas e Shed, ministrado pelo professor, engenheiro de produção e civil Alexandre Vasconcellos.

As aulas somam 16 horas e acontecem nos dias 2, 4, 9 e 11 de fevereiro.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.