Atenção

Fechar

Blog

Blog

Dicas para construções com Light Steel Framing ABCEM, 12/04/2021

O Light Steel Framing é um sistema construtivo que apresenta diversos benefícios, entre eles, a qualidade e desempenho das edificações. Com a organização da equipe e dos materiais utilizados no projeto é possível aumentar os ganhos. 

A construção civil envolve múltiplos processos que se iniciam com o desenvolvimento do projeto e seguem até a finalização da edificação. Manter as equipes de trabalho organizadas é um desafio para arquitetos e engenheiros. 

Essa organização vai muito além do que gerir os profissionais do setor. É preciso planejar as atividades, quantificar materiais e acompanhar os resultados. 

Para o modelo construtivo Light Steel Framing, planejar e organizar uma obra garante vantagens como velocidade na montagem, baixa produção de entulhos, facilidade na limpeza, redução de custos, entre outros. 

Como organizar uma obra Light Steel Framing?

Um planejamento para construção do Light Steel Framing deve reunir as informações possíveis para a realização da obra. Apesar de uma boa organização minimizar os erros, deve-se considerar potenciais imprevistos. Algumas etapas são essenciais:

1. Documentação - é preciso organizar uma série de documentos para que a construção LSF esteja dentro da legislação vigente e de acordo com as normas técnicas da engenharia e arquitetura. 

De maneira geral, deve-se reunir todos os documentos referentes ao terreno e à edificação do Light Steel Framing, como: matrícula do imóvel, alvará de construção, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), cadastro e registro do imóvel. 

O Light Steel Framing (LSF) precisa estar em conformidade com as diretrizes impostas pelo SiNAT e alinhadas às normas padronizadas e regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT

2. Orçamento - o Light Steel Framing é um modelo de construção que segue fielmente o orçamento previsto. Isso garante que prejuízos e gastos extras não sejam problemas futuros. Entretanto, é preciso realizar um planejamento orçamentário envolvendo todos os processos de edificação, custo do material e mão de obra. Para isso, é preciso montar uma planilha de gastos e fazer uma lista completa dos materiais utilizados no modelo LSF.

Nessa etapa, o profissional responsável deve adicionar à planilha orçamentária, não somente os gastos pré-obra, mas também os valores pós-obra.

3. Cronograma - outro aliado no momento de organizar uma construção no modelo steel frame, é definir um cronograma com as etapas de execução. Isso ajuda a gerenciar a obra visualizando processos que já foram concluídos ou estão atrasados. 

O LSF é um modelo construtivo com tempo de finalização menor em comparação às construções de alvenaria. Porém, por possuir processos específicos de montagem, deve-se seguir um cronograma de execução para que seja finalizado no prazo estabelecido pelo engenheiro ou arquiteto responsável. 

Equipe - a construção de uma edificação no modelo Light Steel Framing exige um trabalho de equipe multidisciplinar. Quando uma gestão é feita de forma apropriada, os resultados esperados são concretizados. 

Investir na comunicação é essencial para que os profissionais estejam motivados a desempenharem determinada tarefa. O LSF é um modelo de construção novo e tecnológico, portanto, os softwares e aplicativos de gestão de obras são extremamente importantes no desenvolvimento da obra. 

Cabe ao profissional responsável pela obra steel frame verificar o andamento das tarefas e controlar a produtividade da equipe. Vale lembrar que é importante verificar a qualidade do serviço realizado e o uso de EPI’s. 

Por fim, o planejamento e a organização são as chaves para a execução de uma obra Light Steel Framing de qualidade, garantindo rápido retorno do investimento. 

O LSF é um sistema de construção inovador e, para isso, engenheiros e arquitetos devem ficar atentos aos detalhes. Afinal, é importante considerar que Light Steel Framing é um modelo com grande potencial para se tornar tendência na construção civil brasileira. 

Quer entender mais sobre planejamento, organização e execução do LSF? A ABCEM promove o segundo módulo do curso Básico de Light Steel Framing: entendendo o sistema construtivo. As aulas acontecem nos dias 20 e 22 de abril, de forma online. Aproveite essa oportunidade e garanta benefícios para suas obras. 


Voltar

Inscreva-se