Atenção

Fechar

Blog

Blog

Light Steel Frame: Aplicação das Normas Brasileiras ABCEM, 11/07/2022

 

A qualidade é imprescindível para qualquer trabalho ou serviço exercido e, não seria diferente no ramo da construção civil, afinal, é o que todo cliente espera. Para isso surgiram as NBRs que, além de garantirem um padrão de alta qualidade, também minimizam falhas no processo produtivo, aumentando a eficiência na execução de cada projeto. Elas englobam a diminuição ou exclusão de acidentes de trabalho, atenuação da contaminação do meio ambiente e da poluição e, por último, mas não menos importante, auxiliam na redução de prejuízos, diminuindo os custos da obra.

NBR é a sigla para Norma Brasileira Regulamentadora, que é emitida e divulgada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), podendo ser chamada também de ABNT NBR. As NBRs da construção civil se baseiam em um conjunto de normas técnicas determinadas por especialistas do segmento, que têm aprovação de profissionais da área. Para controle da aplicação correta, existe uma fiscalização que ocorre por meio de vistorias. São realizadas pela prefeitura, nas obras em andamento, e pelo corpo de bombeiros, em locais já em funcionamento, buscando controlar e assegurar que as construções não ocorram de qualquer maneira.

Princípios e objetivos das NBRs referentes ao sistema construtivo de Light Steel Frame:

As construções em Light Steel Frame são uma grande evolução no segmento da construção civil e, para elas, também existem Normas Técnicas que têm o objetivo de garantir segurança quanto às restrições de uso e campo de aplicação. Quando adotadas corretamente, elas trazem uma série de benefícios para os projetos, como qualidade, confiabilidade, segurança, eficiência, padrão, bom funcionamento do sistema LSF e um ótimo custo-benefício.

Esse sistema é considerado muito seguro e rápido, além de gerar economia para o projeto, conta com alta tecnologia nos materiais construtivos, softwares avançados e técnicas de montagem com precisão.

Norma Técnica do sistema construtivo de Light Steel Frame:

A ABNT NBR 16970 foi aprovada em maio de 2022 e é um importante marco para a construção civil, pois é voltada especificamente para o sistema construtivo LSF. Ela foi nomeada como “Light Steel Framing: sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamento em chapas delgadas” e dividida em 3 partes:

- Desempenho: definição dos requisitos para os componentes e desempenho do sistema LSF e também determinação dos usos para edificações residenciais e não residenciais de até 2 pavimentos.

- Projeto estrutural: identificação das condições gerais para projeto e dimensionamento das estruturas de aço que fazem parte do sistema.

- Interface entre sistemas: caracterização das especificidades construtivas para interfaces entre os sistemas, como entre paredes e pisos, instalações ou esquadrias, externos e internos.

Como aplicar a NBR 16970?

A ABCEM cursos já está antenada com o mercado brasileiro e, claro, você não pode ficar de fora!

Em nosso curso Aplicação da Norma Brasileira NBR 16970 - Light Steel Frame, que será ministrado pelo Eng. Renan Cunha e pela Engª. Maria Thereza, no dia 25 de agosto de 2022, das 19h às 22h, você poderá conhecer com detalhes a primeira norma brasileira para o sistema construtivo Light Steel Frame que contempla desempenho, projeto estrutural e interface entre sistemas.

Saiba como ela impulsionará o mercado e entenda qual a forma de aplicá-la, contribuindo assim para o controle de qualidade das obras, aumento da produtividade e obtenção de financiamento bancários. Faça sua inscrição clicando aqui e aproveite todos os benefícios que esse tema pode trazer aos seus projetos.

A ABCEM colabora para que profissionais do segmento entendam, cada vez mais, sobre assuntos que englobam o setor e, consequentemente, estejam capacitados e se aprimorando constantemente. Por meio do nosso curso será possível aprender como aplicar a NBR 16970 no dia a dia, dentro do trabalho, atendendo às exigências que o setor requer.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.