Atenção

Fechar

Blog

Blog

Quais são as estruturas metálicas voltadas para construções industriais? ABCEM, 22/11/2021

 

Coberturas, pipe racks e light steel frame são algumas das estruturas metálicas muito utilizadas em plataformas industriais.

As estruturas metálicas são materiais de sustentação, formadas por perfis de aço. Esse formato é muito encontrado em galpões, ginásios, plataformas de trabalho, aeroportos e quaisquer outras construções caracterizadas pela presença de grandes vãos livres.

Por ser leve, resistente e produzida em escala industrial, a sustentação de metal é uma opção acessível e funcional para espaços extensos. A estrutura é fabricada fora dos canteiros de obras e dispensa a necessidade de grandes equipes. No mesmo sentido, a produção de lixo é menor.

Existem diferentes tipos de estruturas metálicas, aplicáveis a variadas necessidades de sustentação. É importante definir o modelo da estrutura junto a profissionais qualificados, já que essa decisão está diretamente ligada à segurança e eficiência da obra.

Pipe Racks

Os pipe racks são conjuntos de vigas e colunas utilizados para sustentar tubulações em plantas de trabalho. O uso dessa estrutura é muito comum em siderúrgicas, refinarias, hidrelétricas, indústrias químicas e termoelétricas.

Normalmente, os pipe racks não têm cobertura ou passagens entre as vigas e colunas. Seu uso é voltado para espaços de altas quilometragens e que trabalham com o armazenamento de tubulações.

Coberturas metálicas

A cobertura metálica é outra opção de estrutura feita em aço, pensada para proteger ambientes da chuva, sol e vento. As telhas podem ou não ser de metal. Para cada finalidade, usa-se um tipo específico de cobertura. Algumas delas são:

Shed

O telhado em shed é ideal para explorar a ventilação e iluminação naturais de um espaço. O formato das telhas é chamado de zenital, uma opção serrilhada que deixa espaços estrategicamente posicionados entre uma telha e outra.

Arco

O formato de arco para coberturas é adequado para evitar o acúmulo de água da chuva. Essa estrutura costuma ser fabricada em aço, liga metálica flexível e moldável de acordo com a forma de um arco.

Duas águas

A cobertura duas águas recebe esse nome por ter duas grandes placas inclinadas, que se juntam no meio da cobertura, formando um triângulo. Esse tipo de telhado também é indicado para o rápido escoamento da água. A estrutura em duas águas atende bem construções de grande porte.

Light steel frame

O light steel frame é um sistema estrutural voltado para a sustentabilidade e rapidez de montagem. Esse modelo de sustentação substitui estruturas de concreto, blocos e tijolos. O light steel frame proporciona conforto acústico e térmico, bem como segurança estrutural.

Cursos ABCEM sobre estruturas metálicas

Em fevereiro e março do próximo ano, a ABCEM disponibiliza 2 módulos de cursos online sobre estruturas metálicas. O primeiro “Projeto de coberturas metálicas em arco, duas águas e shed” acontece nos dias 2, 4, 9 e 11 de fevereiro (2022). Já o módulo sobre “Projeto de pipe racks e plataformas de trabalho” tem data marcada nos dias 9, 11, 16 e 18 de março de 2022.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.