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Produção de estruturas de aço em 2021 foi superior a 1 milhão de toneladas, crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior, revela pesquisa do CBCA e da ABCEM 23/10/2022

Com crescimento de 37,5% do faturamento, empresas da construção industrializada em aço apontam cenário otimista para os próximos anos

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) – que tem o Instituto Aço Brasil como gestor – finalizaram a edição 2022 (ano base 2021) das pesquisas de fabricantes realizadas anualmente pela e8 inteligência, empresa especializada em pesquisas técnicas e mercadológicas no setor da construção civil. Os resultados nos fabricantes de estruturas metálicas, defensas metálicas e obras de energia (eólica, solar e torres de transmissão), assim como nos fabricantes de telhas de aço e steel deck e nos fabricantes de perfis galvanizados destinados à produção de drywall e à construção em light steel frame (LSF) apresentaram consideráveis números de crescimento, com destaque para aumento de faturamento e geração de emprego.

Os três cenários abrangem o perfil de fabricantes pesquisados (localização, nº colaboradores, porte das empresas, faturamento bruto), produção e capacidade, características, certificação e competitividade, dificuldades e necessidades.

A pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço” considerou dados de 334 empresas participantes que produziram, em 2021, 1,04 milhões de toneladas de aço, com crescimento de 1,7% em relação a 2020, primeiro ano de pandemia, sendo 550,4 mil toneladas em produção de obras de estrutura metálica, 462 mil toneladas em produção para obras do segmento de energia e 32,2 mil toneladas em produção de defensas metálicas.

O faturamento das empresas cresceu 37,5%, sendo 14,3 bilhões de reais em 2021 ante 10,4 bilhões em 2020, 7,1 bilhões em 2019, 5,1 bilhões em 2018 e 4,4 bilhões em 2017. Os dados apontam que, nos últimos 4 anos, o faturamento das empresas mais que triplicou. Também foi observado aumento relacionado aos empregos, com crescimento de 0,7% na quantidade de colaboradores, chegando a 31,3 mil profissionais, o número mais alto nos últimos 5 anos. Cerca de 36,5% dos fabricantes aumentaram seus quadros, reflexo do aumento da demanda.

A pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck” analisou 108 empresas, com 88% delas atuando exclusivamente na produção de telhas de aço e 9% produzindo telhas de aço e steel deck. Nesta área houve um crescimento de 61,4% no faturamento das empresas em relação a 2020, o que corresponde a aproximadamente 7,1 bilhões de reais.

Em relação ao “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados - Light Steel Frame e Drywall” foi observado crescimento de 10,3% (Light Steel Frame) e 7,4% (Drywall) de produção em relação a 2020, com expectativas otimistas para os anos seguintes. As 35 empresas participantes apresentaram faturamento de 1,4 bilhão de reais, com crescimento de 40,2% em relação ao ano anterior.

Dificuldades

Na pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço” observou-se que pouco mais de 47,7% das empresas pesquisadas consideram que melhorar os processos internos é a principal dificuldade que enfrentam internamente. Cerca de 45,1% dos fabricantes relatam dificuldades em manter o capital de giro e 34,6% consideram a baixa qualificação do time como seu principal gargalo.

Já a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck” apontou que o marketing incipiente foi a principal dificuldade interna das empresas, sendo citado por 35,2% dos entrevistados. A necessidade de melhorar a qualificação do time e aprimorar o conhecimento técnico também são itens relevantes, na visão de 33,4% dos fabricantes.

A pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados - Light Steel Frame e Drywall” mostrou que para 38,5% dos fabricantes de perfis galvanizados, marketing deficiente é a principal dificuldade interna enfrentada, seja para aquisição de clientes como para melhorar a imagem e o posicionamento no mercado. A baixa qualificação do time e a necessidade de melhorar os processos internos também foram citados como sendo importantes pontos de melhorias declarados pelos entrevistados.

Diante do cenário apresentado, também é importante destacar que em todas as pesquisas, mais da metade dos fabricantes mostraram-se otimistas, acreditando em um crescimento de mercado a ser refletido nos estudos de 2023, com olhar para 2022.

Ações para melhorar a tributação dos produtos em aço, visando otimizar sua competitividade frente a sistemas concorrentes é um dos principais desafios para o setor, na visão de 56,8% dos fabricantes.

Todos os anos, as pesquisas vêm sendo aprimoradas na metodologia, na coleta de dados e na busca de novos fabricantes. É um processo contínuo de melhoria, com objetivo de apresentar uma melhor visão do setor e que consequentemente auxilie no direcionamento de ações para um melhor desenvolvimento da construção civil.

O CBCA e a ABCEM acreditam que as pesquisas servem como suporte para a promoção da construção industrializada em aço junto à sociedade, governo e mercado da construção civil, expondo a real importância e dimensão da construção em aço. As pesquisas estão publicadas no site do CBCA e da ABCEM.

Sobre a ABCEM

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) é sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em 10 de setembro de 1974, e congrega nacionalmente os fabricantes de estruturas e de coberturas metálicas de aço, fabricantes de torres de eletrificação e telecomunicação, construtoras de linhas de transmissão, empresas de galvanização a fogo e escritórios de arquitetura e projeto de engenharia. Entre os patronos da Associação estão as principais empresas produtoras de aço e fornecedores de parafusos e fixadores, de softwares, de máquinas e equipamentos e transportadoras do setor. Tem como missão desenvolver um ecossistema sustentável com associados e aliados, gerando valor à cadeia produtiva e acadêmica da construção metálica. E como visão tornar a ABCEM referência em capacidade transformadora de negócios aos associados.

 

Acesse: Cenários dos Fabricantes | ABCEM

 

Assessoria de Imprensa


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